Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Marcos Paulo de Souza
Título: DESENVOLVIMENTO DE UM SOFTWARE PARA CONTROLE DE RÁDIO FM NO DISPOSITIVO GCW
 
Introdução:
O sistema operacional Linux está em todos os lugares, desde supercomputadores, celulares, estações de trabalho e até em dispositivos embarcados (COBBAUT, 2013). Conforme Sloss, Symes e Wright (2004, p. 6) sistemas embarcados podem controlar os mais diferentes dispositivos, desde pequenos sensores encontrados em linhas de produção a sistemas de controle de tempo real utilizados nas sondas espaciais da National Aeronautics and Space Administration (NASA).
O Linux é um sistema operacional compatível com o Unix que teve início em 1984. O objetivo original foi construir um sistema operacional livre similar ao Unix envolvendo desde as ferramentas básicas até avançadas de modo a compor um sistema operacional completo e funcional totalmente livre (SYSTEM, 2013).
Conforme Waltrik (2011, p.15), Linux é a designação de uma família de sistemas operacionais unix-like que compartilham o mesmo kernel, sendo capaz de ser executado em diferentes plataformas de processadores como Itanium, Power Optimization With Enhanced RISC Performance Computing (PowerPC), x86, Scalable Processor ARChitecture (SPARC) e Microprocessor without Interlocked Pipeline Stages (MIPS).O Linux, quando executado em um sistema embarcado, é denominado Linux embarcado.
Este está disponível em distribuições que facilitam a sua instalação e manutenção. Dentre as mais famosas estão: Debian, Gentoo, Fedora, openSUSE e Ubuntu (ZANONI, p.36). Em função disto, é muito comum ver o Linux sendo embarcado em televisores, computadores de bordo em automóveis, câmeras fotográficas, aparelhos de DVD e vários outros aparelhos eletrônicos.
Uma das áreas de aplicação do Linux é a área de games e foi neste contexto que a empresa Games Consoles Worldwide (GCW) desenvolveu uma plataforma para retro games inicialmente voltada para o dispositivo Dingoo A320 chamada de OpenDingux. Esta foi criada para ser um substituto do firmware original que vinha no dispositivo.
Esta distribuição possui componentes de software para controlar praticamente todos os periféricos do dispositivo, exceto para controlar o módulo de hardware de rádio FM. Neste contexto, este trabalho se propôs a criar um software para controle do módulo de rádio FM baseado no controlador RDA5807 e com isso tornar possível para o usuário do dispositivo ouvir estações de rádio.