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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Cleber José Osika
Título: ROTEIRIZAÇÃO DE VEÍCULOS PARA REALIZAÇÃO DE COLETA UTILIZANDO ALGORITMOS EVOLUCIONÁRIOS
 
Introdução:
Na maioria das empresas e indústrias o transporte é uma das atividades mais importante na composição do custo logístico, onde chega a custar até 60% dos gastos totais (RODRIGUES, 2007, p. 16). Portanto, uma das preocupações das empresas é de minimizar o custo do escoamento dos seus produtos com eficiência e qualidade.
Logística é uma área da gestão responsável pelos recursos, matérias-primas, componentes, equipamentos, serviços e informações necessárias para a execução e controle das atividades das organizações. É necessário coordenar e planejar a movimentação de todos esses itens, na busca pela melhor condição de operação no menor tempo possível (DIAS, 2010, p. 1).
O aumento de concorrência entre as empresas transformou a logística em uma importante fonte de vantagem competitiva. A sua importância nos processos da cadeia de suprimento está relacionada com agregação de valores e disponibilidade dos seus bens e serviços para os clientes, fornecedores da empresa e os demais interessados. Ou seja, um serviço ou produto apenas tem valor quando ele está disponível para ser consumindo independe do lugar que o interessado esteja (TSUDA, 2007, p. 15).
As decisões relacionadas ao transporte são fundamentais no planejamento estratégico de logística e o seu principal problema está relacionado à roteirização de veículos (TSUDA, 2007, p. 15), onde normalmente, o transporte representa de um a dois terços dos custos logísticos totais (BALLOU, 2001, p. 149).
Roteamento de veículos é um problema que visa minimizar custos de transporte, encontrando a rota menos custosa para atender uma série de clientes e demais imposições que fazem parte do problema. Segundo Miura (2003, p. 10) a utilização de sistema de roteirização para problemas reais, pode gerar grandes benefícios na redução de custos, tempo de transporte, produtividade operacional, custos com agregados e uma melhor satisfação do cliente, já que o custo do escoamento de qualquer produto tem influência direta no preço final dele (ASSIS, 2007, p. 15).
Para as transportadoras a resolução de problemas de roteamento de veículos torna-se muito importante, pois essa é a sua atividade central. Segundo a Confederação Nacional de Transportes (2006 apud ASSIS, 2007, p. 15), apenas 5% das grandes empresas de transporte rodoviários utilizam sistema de informação como roteirizadores para minimizar os seus custos.
Para encontrar a rota menos custosa, é necessário calcular as possíveis combinações de um determinado problema. Contudo, dependendo do número de combinações isto pode requerer um processamento elevado, demorando muito para encontrar a solução ótima. Esse tipo de problema se encaixa na categoria de NP-Hard (CUNHA, 2000, p. 3). Nesta classificação de problema não existe uma forma matematicamente conhecida de ser resolvido.
Neste trabalho, há necessidade de construir um algoritmo que retorne uma solução em um curto intervalo de tempo. Uma das estratégias eficazes para resolver problemas combinatórios, como o roteamento de veículos é utilizar a meta heurística algoritmo genético.
Diante do exposto, o presente trabalho propõe desenvolver um sistema com a funcionalidade de encontrar a melhor rota entre uma origem e vários destinos utilizada restrições de capacidade do veículo, custo da sua utilização e janela de tempo no atendimento dos clientes. O objetivo da função de otimização de rota é de minimizar o custo do transporte, para operações de coleta de mercadorias. Para buscar a melhor rota será utilizado a meta heurística algoritmo genético.
A origem e os destinos serão obtidos através do Código de Endereçamento Postal (CEP), que serão convertidos para latitude e longitude, para poder calcular a distância e o tempo entre os pontos e representar em um mapa a rota calculada. Será utilizado o Bing Maps da Microsoft para retornar a latitude e longitude e calcular a distância e o tempo.