Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Ana C. Kleinschmidt
Título: PROTÓTIPO DE UM APLICATIVO ANDROID PARA COMPARTILHAMENTO DE INFORMAÇÕES NUTRICIONAIS ENTRE PROFISSIONAL - PACIENTE
 
Introdução:
A melhor forma de emagrecer ou ganhar peso sem prejudicar a saúde é através da reeducação alimentar. Com este método é possível observar a necessidade de alimentar-se de forma mais saudável e na medida certa (ZANIN, 2012). É importante ressaltar também que procurar ajuda profissional nesses casos é a ação mais correta, visto que o nutricionista possui o conhecimento das técnicas necessárias de acordo com os pacientes.
Cada vez mais profissionais da área da saúde prestam mais atenção no que e como as pessoas selecionam e consomem os alimentos. Sendo assim, promover hábitos alimentares saudáveis nas crianças, reeducar os adultos e diminuir as necessidades nutricionais dos idosos necessita de atenção constante e acompanhamento da qualidade nutricional (GUIMARÃES, 2008, p. 1).
Para identificar qual a técnica a ser utilizada no processo da reeducação alimentar do paciente, o nutricionista necessita de dados sobre a rotina alimentar dele. Estas informações são evidenciadas na avaliação de anamnese alimentar, caracterizada por uma entrevista aplicada pelo profissional cuja a finalidade é atender os objetivos e expectativas do paciente. É através desse contato com o paciente que o profissional identifica características como preferências, intolerâncias, aversões, alergias, frequência alimentar, a análise da saúde do paciente em geral. Essas informações são necessárias para elaborar corretamente cardápios nutricionais (PUPO, 2013).
Segundo Guimarães (2008, p. 75), o planejamento de cardápios precisa ser documentado por um estudo dos alimentos e de seus princípios. O cardápio é uma lista de preparações contendo todas as refeições do paciente. Na elaboração dos cardápios o nutricionista deve selecionar quais alimentos farão parte das refeições do paciente para isso, é necessário coletar as informações dos nutrientes desses alimentos (LAURINDO, 2013).
Na elaboração de cardápios devem-se observar as variedades das cores, combinação dos sabores, equilíbrio da textura e garantir o fornecimento de todos os nutrientes (GUIMARÃES, 2008, p. 76). Além de selecionar os alimentos, o nutricionista tem a tarefa de dosar os nutrientes, armazenar os dados do paciente, o controle e a análise diários dos cardápios. Isto tudo é feito de forma manual por Laurindo, utilizando como ferramenta de trabalho as planilhas do software Excel (LAURINDO, 2013).