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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Douglas Hartmann Liotto
Título: DESENVOLVIMENTO DE UM PORTAL WEB PARA AGENDAMENTO DE CONSULTAS MÉDICAS E ODONTOLÓGICAS PARA O SISTEMA PRONTO DA SAÚDE PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE BLUMENAU
 
Introdução:
O Sistema Único de Saúde (SUS) foi criado pela Constituição Federal de 1988 e regulamentado pelas leis n.º 8.080/90 e nº 8.142/90. Estas leis são importantes para os brasileiros terem conhecimento dos seus direitos relacionados à saúde. Este sistema é financiado através dos impostos e contribuições sociais pagos pela população (PORTAL DA SAÚDE, 2013).
Segundo Portal Brasil (2013), atualmente, 80% da população utiliza o SUS como recurso de saúde. Este índice demonstra a elevada quantidade de prontuários a serem administrados manualmente. Diante desta situação é possível observar a necessidade de utilização de um sistema de informação com a finalidade de controlar as informações dos usuários que utilizam o SUS.
Os sistemas de informação voltados para a saúde têm como objetivo coletar, processar, armazenar e distribuir as informações que auxiliem na tomada de decisão e controle das organizações de saúde (MARIM, 2010. p. 21). Tem-se como exemplo o Sistema de Informações Ambulatorial (SIA) e o Cadastramento dos Usuários do Sistema Único de Saúde (CADSUS) (PORTAL DA SAÚDE, 2013).
Os sistemas de informação na atualidade – inclusive os do Ministério da Saúde (MS) – estão migrando de uma plataforma desktop para a web. Neste sentido encontram-se os portais web, os quais garantem a disponibilização e interação das informações utilizando um ambiente virtual (REIS, 2004), possibilitando o acesso destas, em tempo real.
A utilização de sistemas de informação voltados para a saúde é realidade em Blumenau. Um exemplo é o projeto Pronto, um sistema da rede de saúde pública que está sendo desenvolvido em convênio entre a Prefeitura de Blumenau e a Universidade Regional de Blumenau (FURB). Sua funcionalidade é acelerar o processo de cadastramento dos usuários para diminuir o tempo nas filas de espera dos postos de saúde e manter os dados dos pacientes, das suas consultas e dos exames (LABORATÓRIO DE DESENVOLVIMENTO E TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA, 2013).
A lacuna encontrada no projeto Pronto está relacionada à necessidade dos usuários poderem acessar suas informações através de um portal web, visto que esses usuários do SUS enfrentam dificuldades quanto ao agendamento de consultas médicas e odontológicas na atenção básica de saúde. O formato de agendamento de consultas ainda segue um padrão informal e presencial. O usuário desloca-se de sua casa para realizar agendamento com um profissional da saúde, enfrentando filas durante o dia. Além disso, cada unidade de saúde tem sua própria escala de atendimento, disponível apenas na unidade cadastrada.
Além destes, a consulta aos resultados de exames laboratoriais também não possuem uma logística otimizada. Na requisição de exames o usuário desloca-se ao laboratório para coleta, retorna para retirada em uma provável data de processamento e é encaminhado para agendamento de nova consulta com o médico. Este processo é oneroso para o paciente e para o sistema, uma vez que requisições são perdidas, retiradas são esquecidas e resultados de exames expiram, reiniciando o processo em duplicidade.
Desta forma este trabalho apresenta-se com o propósito de disponibilizar para o usuário um sistema capaz de minimizar o problema de agendamento de consultas médicas e odontológicas, e consequentemente, reduzir o tempo de espera em filas, além da disponibilização dos exames de laboratórios que integrarão o projeto Pronto.