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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Felipe Corrêa
Título: Gestor Psicologia: Gerenciamento de Consultórios de Psicologia
 
Introdução:
A psicologia, segundo Pontes (2005), está presente no cotidiano e no modo de viver de todos os seres humanos. A autora ressalta ainda que a capacidade de melhorar o comportamento humano será possível apenas por intermédio da compreensão da natureza humana. As pessoas ainda não conhecem bem os verdadeiros objetivos da psicologia, já que esta é uma ciência jovem. Sendo assim, o indivíduo ainda não percebeu o quanto pode ser beneficiado, profissional e socialmente, por um conhecimento maior nesta área.
No ano de 1985 o número de psicólogos graduados atingiu 102.865, sendo que este fato se deve ao aumento das instituições de ensino profissionais, obtendo crescimento exponencial a partir dos anos 70 (BASTOS; GOMIDE, 1989). Isso é comprovado analisando-se o desenvolvimento da área da psicologia no Brasil: em 1973 havia 3.500 mestres e 500 doutores e em 2003 esse número subiu para 27.630 e 8.045, respectivamente. Da mesma maneira a quantidade de cursos recomendados (637, em 1976; 2.993, em 2004) e de alunos matriculados (de 37.195 em 1987 para 112.314 em 2003) seguiu esta mesma tendência (SEIXAS; COELHO-LIMA; COSTA, 2010).
Com base nesse contexto, em 2010 verificou-se a necessidade de desenvolver um software para facilitar a administração dos pacientes de uma psicóloga , sendo este chamado de Sistema Administrativo Inteligente (SAI). No entanto, com o passar do tempo constatou-se que o mesmo não supria as necessidades para a administração completa dos pacientes.
Entre os principais problemas encontrados no software (SAI) e no cotidiano do psicólogo, estão: a dificuldade em controlar a agenda de pacientes e de mudar horários previamente agendados, pelo fato de os registros serem feitos em papel; a impossibilidade de saber o nível de absenteísmo dos pacientes nas sessões, pela falta de registro destas informações; a impossibilidade de gerar estatísticas dos pacientes, devido à falta de normalização no cadastro dos dados; e a indisponibilidade para vários psicólogos utilizarem o sistema, cada qual controlando seus próprios pacientes. Levando-se em conta os fatores citados, que limitam a desenvoltura do trabalho do psicólogo, justifica-se a decisão por aprimorar e agregar valor ao produto já existente, criando assim um novo sistema, o qual visa resolver a problemática não suprida pelo SAI.
O novo sistema se chamará “Gestor Psicologia” e proporcionará melhorias administrativas ao consultório, desde o agendamento de consultas à contratação de planos on-line, permitindo ganho de tempo com a agenda, que será gerada automaticamente com base nos horários pré-definidos dos pacientes e trará melhorias significativas no gerenciamento destes, através do cadastro centralizado e normalizado das informações. Além disso, possibilitará que vários psicólogos utilizem um só sistema on-line, cada qual controlando seus próprios pacientes e sua própria empresa. Sendo assim, permitirá a centralização de informações e gerenciamento das mesmas, com fácil acesso para o usuário final, proporcionando melhores condições para o desenvolvimento de seu trabalho.
Cabe ressaltar que este sistema será desenvolvido utilizando uma programação de nível elevado, ou seja, programando com padrões de projeto e frameworks, permitindo que o software possa ser facilmente modificado no futuro e que tenha um melhor desempenho para o cliente. Também será apresentada uma aplicação segura e confiável, já que vulnerabilidades que possam contribuir para futuros ataques serão evitadas e protegidas.