Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Bruno Cesar Barelli Bet
Título: Sistema de Monitoramento de Transporte Público utilizando as Tecnologias GPS e GPRS
 
Introdução:
O processo de urbanização brasileira e a formação de grandes cidades, introduzem uma crescente complexidade para o planejamento, gestão e operação da mobilidade urbana. Atender as expectativas de qualidade, segurança e conforto para os deslocamentos das pessoas e a busca de resultados compatíveis com as necessidades de sustentabilidade para o setor de transporte público, colocam exigências que só poderão ser alcançadas pelo incremento de tecnologia e inteligência (NÉSPOLI, 2012).
A complexidade do planejamento urbano, a carência de soluções inteligentes e as medidas para incentivar a compra de automóveis trazem um problema constante nas grandes cidades: o trânsito. O número crescente de automóveis leva a uma previsão nada agradável. As cidades vão parar. Grandes cidades não suportam mais o excesso de veículos e já se vêem num caos total. Um exemplo é a cidade de São Paulo, que segundo Giovanelli (2011), em fevereiro de 2011, emplacou 1.184 novos carros por dia, um número 9% maior que o registrado no mesmo período em 2010. Estima-se que, destes, 3,8 milhões circulem diariamente pelos mais de 17.000 quilômetros de vias da capital. Enquanto a população paulistana cresceu 32% desde 1980, o número de veículos da frota mais que quadruplicou.
O problema do trânsito nas cidades abre espaço para diversas soluções. Dentre as alternativas está o transporte público. Grandes cidades investem em transporte público como ônibus, trens e metrô para aliviar o caos nas ruas das cidades. Segundo a SPNoticias (2008), o Plano de Expansão do Transporte Metropolitano de São Paulo conta com um investimento de R$ 17 bilhões. Esses recursos estão sendo empregados na compra de novos trens, construção e reforma de estações e na modernização de todo o sistema. O objetivo é melhorar a capacidade do sistema, e a qualidade do serviço prestado ao cidadão, contribuindo para desafogar o trânsito da região metropolitana. Soluções como o metrô, o corredor de ônibus e trens, fazem com que o cidadão chegue mais rápido ao seu destino final e deixe de utilizar o automóvel pessoal como meio de locomoção.
A tecnologia também trouxe um novo aliado ao caos do trânsito, o conceito de trânsito inteligente que está sendo tendência nas grandes cidades e reflete em diversos benefícios como o aumento de qualidade e planejamento na mobilidade urbana e consecutivamente o aumento na qualidade de vida do cidadão. Ter um transporte público inteligente e capaz de despertar o interesse do usuário será fundamental para o planejamento das grandes cidades.
A tecnologia traz novas maneiras de inovar o transporte público e melhorar sua performance e gestão. Investir na modernização e fazer com que o usuário utilize o transporte público e deixe seu automóvel em casa é uma medida fundamental para a melhoria do trânsito nas cidades. Observando a situação atual do trânsito e a tendência tecnológica voltada à mobilidade urbana, este trabalho propõe a elaboração de um sistema de monitoramento de transporte público utilizando as tecnologias Global Position System (GPS) e General Packet Radio Service (GPRS).