Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Giovani Tercílio Moser
Título: SISTEMA WEB DE MONITORAMENTO PARA BANCO DE DADOS ORACLE
 
Introdução:
Na década de 1950 poucas pessoas acreditavam que o computador encontraria aplicações nas organizações e teria impacto sobre elas, o computador seria somente uma enorme máquina de somar realizando algumas tarefas operacionais. Com a ascensão da utilização dos computadores surgiu os sistemas de informação que podem ser considerados como um conjunto de componentes relacionados para coletar, manipular e disseminar dados e informações proporcionando um mecanismo de realimentação a fim de atingir um objetivo (DRUCKER, 2001).
Segundo Stair e Reinolds (2011, p. 4) as quinhentas principais companhias gastam mais de um bilhão de dólares por ano, em Tecnologia da Informação (TI) e cada vez mais as pessoas tornam-se dependentes do uso de sistemas de informação.
De acordo com Ramakrishnan e Gehrke (2008, p. 2) na sociedade moderna nos deparamos diariamente com sistemas de informação que utilizam banco de dados. Por exemplo, em transações bancárias, em reservas de voo ou hotel, ao efetuar compras on-line, são exemplos de sistemas que possuem banco de dados e manter informações organizadas e poder resgatá-las, sem faltar nenhum fragmento sempre que necessitar, é a principal missão dos bancos de dados.
O banco de dados é uma coleção de dados que podem descrever as atividades das organizações relacionadas. O Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados (SGBD) serve para, auxiliar na manutenção e utilização dos conjuntos de dados relacionados. Este tipo de sistema está em rápido crescimento de utilização (RAMAKRISHNAN; GEHRKE, 2008).
De acordo com Matsumoto (2006, p. 46) muitas informações dos bancos de dados, contêm informações valiosas para a tomada de decisão das organizações. É possível, através das informações contidas nos bancos de dados, obter um melhor conhecimento com maior inteligibilidade para alcançar as melhores decisões, diminuindo as incertezas dos negócios.
O Database Administrator (DBA), tem a responsabilidade de algumas tarefas críticas no banco de dados: compreender quais dados necessitam ser armazenados e como provavelmente será sua utilização; assegurar que não seja permitido acesso aos usuários que não necessitam de determinadas informações; procurar aumentar a disponibilidade e em caso de falhas, ter uma recuperação eficiente e rápida; modificar o banco de dados para melhor desempenho conforme alterações dos requisitos (RAMAKRISHNAN; GEHRKE, 2008).
Com o grande avanço da tecnologia, as empresas necessitam de um maior cuidado com as informações mantidas no banco de dados e garantir seu perfeito funcionamento. Portanto, é comum a contratação de um DBA para exercer as atividades relativas ao banco de dados da empresa. Como o DBA possui um papel importante na empresa, uma ocasional perda de dados pode gerar um enorme prejuízo financeiro para a organização, o DBA necessita estar disponível a qualquer hora do dia para evitar que tal situação ocorra.
Conforme Magalhães e Pinheiro (2007, p. 29) um dos instrumentos utilizados para adotar uma tendência proativa conforme as necessidades da organização é o gerenciamento de serviços de TI, que contribui na geração de valor. Visando alocar adequadamente os recursos e gerenciar de uma forma integrada, sendo percebida a qualidade do conjunto pelos clientes e usuários, evitando problemas na operação e entrega de serviços.
Devido à importância que o banco de dados tem para as organizações é necessário garantir a disponibilidade destas informações. Muitas empresas possuem um sistema de controle de banco de dados totalmente manual, através de scripts que são executados pelo DBA, onde é comum ocorrer paradas no ambiente devido à falta ou ineficiência do monitoramento.
Organizações que não possuem um serviço automatizado de monitoramento de banco de dados estão sujeitas a possibilidade de ocorrer frequentes paradas no ambiente, seja pela degradação do desempenho do banco de dados, estouro de tablespaces, locks de sessões de usuários, a não liberação de memória alocada quando não se é mais necessário que pode ocasionar memory leaks entre outros agentes que podem ocasionar diversos problemas. Sem o monitoramento efetivo do banco de dados não é possível medir a necessidade de atualizações nos softwares e hardwares relacionados ao banco de dados, de uma forma mais eficiente.
Atualmente têm-se algumas ferramentas que auxiliam no monitoramento e manutenção do banco de dados que é efetuado pelo DBA. Porém, o custo ainda é elevado para se obter tal ferramenta que auxilie nestas tarefas. No caso do banco de dados escolhido, Oracle, além do valor da licença do banco de dados é necessário a compra de ferramentas adicionais para possuir estas funcionalidades.
Diante da situação exposta, o presente trabalho aborda a criação de um sistema web para apoiar nestas tarefas, auxiliando os serviços prestados pelo DBA e deixando ciente o cliente como está o funcionamento de seu banco de dados que pode ser de extrema importância para a empresa. Além da possibilidade, com a análise dos gráficos gerados pelo sistema, projetar mudanças na infraestrutura como a atualização do banco de dados, adquirir mais memória física ou mais discos rígidos para o servidor.
Todo serviço de TI possui uma disponibilidade característica, serviços que não possuem ferramentas para auxiliar, são caracterizados pela disponibilidade básica. Com a implementação de ferramentas especializadas em detectar, recuperar e mascarar falhas, é possível aumentar a disponibilidade do serviço de TI enquadrando na classe de alta disponibilidade (MAGALHÃES; PINHEIRO, 2007).