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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Tarcisio Luis Tamanini
Título: Protótipo de uma Ferramenta de Geração de Efeitos Sonoros para Instrumentos Musicais
 
Introdução:
A tarefa de converter o som em uma forma que possa ser armazenada em um computador é realizado por um circuito processador de sinais digitais (DSP ). Quando um som é digitalizado, o software que realiza esta operação comanda o ADC localizado na placa de som. O ADC faz sucessivas leituras do sinal de áudio, convertendo essas leituras em valores digitais que podem ser armazenados em arquivos. Como ocorre com qualquer outro tipo de arquivo, é necessário que exista uma padronização no formato dos arquivos sonoros, para que possam ser acessados por diversos programas diferentes. Segundo [MOO1994], o padrão MIDI usa tecnologia musical para codificar o som em informações binárias, que são transferidos por meio de uma linha física (cabo MIDI) de um equipamento para outro. Para transferir as informações através do cabo MIDI, o instrumento codifica essas informações sob a forma de números binários, que são enviados, serialmente, e sem a utilização do ADC. A transmissão ocorre a uma velocidade de 31250 bits por segundo, e normalmente é unidirecional (o transmissor não recebe nenhuma resposta do receptor). O instrumento receptor (escravo) recebe cada um dos bytes e a partir deles monta novamente a informação ([RAT1995]). Os formatos mais usados para representar arquivos sonoros são o WAV e o VOC. Os arquivos VOC eram muito usados pelos programas que acompanhavam as primeiras placas de som, podendo hoje ainda serem encontrados nas placas de som mais modernas. Além desses formatos, podemos encontrar outros que são usados por programas isolados, como o SND, o AU, o MP3 e o MIDI, este, que é completamente diferente dos arquivos WAV e VOC. Arquivos WAV e VOC contém amostras digitalizadas de sons reais que são convertidos para sons através do DAC . Já os arquivos MIDI contém códigos que representam instrumentos musicais, notas musicais e a duração das notas, e, a partir desses códigos os sons são gerados através do sintetizador de áudio e são gravados em ROM, ([VAS1995]). Na intenção de suprir a necessidade da grande maioria da sociedade de gerar efeitos sobre um som original, principalmente instrumentalistas, surgiram as mais variadas marcas e modelos de equipamentos, denominados de “pedaleiras” e/ou “bancos de efeitos”. Hoje esta variedade de marcas e modelos, disponíveis no mercado, partem de modelos que integram recursos de hardware que acionam circuitos eletrônicos também controlados por hardware, formando um componente totalmente dedicado à reproduzir o som com o efeito selecionado. A idéia é interessante e pode tornar-se muito útil àqueles que necessitam de recursos de tratamento de som, usufruindo dos recursos da placa de som, das mais variadas marcas, já disponíveis hoje na maioria dos computadores.