Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Rodrigo José Heiden
Título: Sistema para Inventário de Computadores de Redes Windows Baseado na Análise de Registro na Empresa Calesita
 
Introdução:
Desde o surgimento do computador as empresas vêm buscando maneiras de organizarem-se nos seus processos internos e externos. Conforme Cruz (2007, p. 25), “hoje, premidos talvez pelo tempo cada vez mais exíguo, pela necessidade de alcançar resultados cada vez mais expressivos, pela situação global, enfim, as pessoas trabalham muito mais ‘apagando os incêndios do dia-a-dia’ do que na sua prevenção.” Desta forma, observando-se somente as empresas na área de Tecnologia da Informação (TI), verifica-se que é grande a preocupação perante o seu parque computacional. Já para as empresas que se utilizam da TI nos seus processos de negócios é imprescindível ter uma rede de computadores à altura das suas necessidades.
Com a constante expansão das redes de computadores, torna-se imprescindível a sua administração. As tecnologias estão em constante desenvolvimento, exigindo assim mais recursos dos equipamentos, um melhor desempenho, por conseguinte uma capacidade maior de administração dos mesmos. Isso ocorre porque cada vez mais o computador vem tornando-se uma ferramenta essencial em todos os setores das empresas, sejam elas grandes corporações ou até mesmo empresas de médio e pequeno porte. As redes estão ficando cada vez maiores, atingindo-se mais pessoas, transformando-se em algo mais heterogêneo, pois possuem uma mesclagem de tecnologias e de fornecedores (KUROSE, 2005).
Um fator que contribui acentuadamente para que o computador passe a ser uma ferramenta cada vez mais utilizada por um maior número de pessoas é o uso da rede mundial de computadores, a internet, que passa por um processo de disseminação acelerado. Em função deste crescimento, surgem necessidades quanto ao controle de diversas tarefas que devem ser executadas. A eficiência e até a sobrevivência de empresas, desde as grandes corporações ou até as empresas de médio e pequeno porte, pode ser determinada pelo bom funcionamento de seus recursos de informática (KUROSE, 2005).
Dentro deste contexto, sistemas que ajudem os administradores de redes no controle de seus equipamentos, seja na coleta de informações, no monitoramento ou na execução de tarefas automatizadas, são de vital importância para que os administradores de rede desempenhem um bom trabalho (KUROSE, 2005). Um sistema de inventário fornece ao administrador de rede, a possibilidade de prover informações rapidamente ao nível de gestão da empresa em momentos de investimento, ou até mesmo fazer todo um planejamento baseado nas informações extraídas.