Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): José Ricardo Krauss
Título: VISEDU-MAT: Visualizador de Material Educacional, Módulo de Matemática
 
Introdução:
A matemática é uma disciplina utilizada em nossa vida todos os dias e em diversas situações. Mas, apesar de sua importância, a matemática sempre foi considerada uma disciplina complexa e de difícil compreensão por grande parte dos alunos (MALAQUIAS, 2012).
O ensino de funções pode ser citado como um exemplo dessa dificuldade de compreensão, uma vez que nem sempre se consegue achar um modelo na vida real, no qual possa ser assimilada a função exposta.
Os educadores de matemática enfrentam os desafios impostos pela profissão no sentido de responder a seguinte questão: como conduzir o ensino de matemática de forma a contribuir para formar sujeitos competentes, criativos, autônomos e capazes de resolver problemas do mais diversos contextos? Grande esforço tem sido feito no sentido de atribuir significados aos conteúdos matemáticos e ao mesmo tempo motivar o aluno, despertando neste o gosto pelo saber. Os educadores lançam mão de artifícios que proporcionem uma interação do aluno com os objetos. Neste contexto, a informática tem sido uma aliada nas escolas como elemento complementar no ensino de inúmeras matérias (CARRIJO, 2007).
No contexto da informática, um dos principais softwares responsáveis por prover essa enorme facilidade de acesso foram os navegadores de internet, fornecendo toda a acessibilidade dos sistemas web, uma vez que várias plataformas hoje em dia são capazes de interpretar código HyperText Markup Language (HTML), desde típicos computadores até celulares e tablets (GROSSKURTH; GODFREY, 2006). Mais recentemente observa-se que os navegadores também permitem visualizar representações em 3D utilizando recursos gráficos através da Application Programming Interface (API) Web Graphics Library (WebGL).
A tecnologia computacional, é um recurso que pode ser utilizado como alternativa para auxiliar instrumentos usados no cotidiano escolar (quadro, caderno, livro etc) e que deveria atender a esses alunos no âmbito escolar, promovendo a inclusão dos mesmos, independente de suas diferenças (MALAQUIAS, 2012).
Diante do exposto, com o intuito de auxiliar no ensino de funções matemáticas, este trabalho demonstra um visualizador gráfico de funções para a web, usando a API WebGL, relacionando assim as funções com os recursos da computação gráfica e a facilidade de acesso de um sistema web.