Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Gabriel Sebastian Ramirez
Título: Gerador de Interfaces Gráficas para IOS
 
Introdução:
Quando os primeiros dispositivos denominados tablets chegaram ao mercado, estes apontavam para um incremento no uso da computação móvel, mas não obtiveram muito sucesso comercial. Existiam motivos de sobra para isso, desde as limitações de recursos de processamento e quantidade de memória até a imprecisão da entrada de dados para o dispositivo. O cenário mudou consideravelmente em 2010, ano em que a Apple anunciou oficialmente o lançamento do seu modelo de tablet: o iPad (GOLDSTEIN; BOVE, 2011, p. 1).
A partir de então, os dispositivos móveis tornaram-se populares nas mais diversas áreas devido à simplicidade, à funcionalidade, à portabilidade e à facilidade de utilização (MYERS et at., 2004, p. 36). O mercado destes aparelhos proporcionou uma revolução quando introduziu o smartphone, no sentido de que alterou o paradigma da mobilidade. Paes e Moreira (2007, p. 50) afirmam que não só era possível transportar informação relevante para o dia a dia, como também passava a ser possível enviá-la e recebê-la em tempo real, bem como fazer chamadas telefônicas tradicionais.
O mercado atual de tablets apresenta números expressivos. Segundo pesquisa da International Data Corporation Brasil (2012), foram vendidos mais de 769 mil tablets somente no terceiro trimestre de 2012 no Brasil e a previsão era alcançar cerca de 2,9 milhões de aparelhos até o final deste ano. Isso significa um aumento de mais de 200% comparados ao ano anterior de 2011, onde foram vendidas 800 mil unidades. Já a expectativa para o ano de 2013 é de alcançar 4 milhões de unidades. Segundo esta mesma pesquisa, o mercado de tablets passará o de computadores convencionais nos próximos três anos.
No entanto, o desenvolvimento de aplicativos para estas plataformas, tanto para tablets como para smartphones, requer do desenvolvedor conhecimento e experiência. Considerando a plataforma do iPhone Operating System (iOS), este problema agrava-se ainda mais, pois a linguagem geralmente utilizada é o Objective C, que demanda um certo investimento na aprendizagem. Existem, porém, ambientes de desenvolvimento e linguagens de programação alternativas ao Objective C. Um deles é o Titanium Studio (APPCELERATOR, 2013b), que permite desenvolver aplicativos utilizando JavaScript, uma linguagem mais prática e de fácil aprendizagem. O Titanium Studio processa o código JavaScript e gera o aplicativo nativo, tanto para o iOS quanto para o Android. No entanto, é um ambiente desktop.
Assim, diante do exposto, a partir dos recursos disponibilizados pelo Titanium Studio, desenvolveu-se uma ferramenta para o iPad que permita a prototipação da interface gráfica de aplicativos móveis iOS utilizando o próprio dispositivo móvel no desenvolvimento.