Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Anderson Mordhorst
Título: CARDIOREADER: Sistema de Identificação de Batimentos Cardíacos
 
Introdução:
De acordo com Correia (2008, p. 1), a área da saúde é muito grande e necessita de tecnologia para facilitar e agilizar o trabalho dos seus profissionais. A alta necessidade de informação, tanto sobre seus pacientes como sobre tratamentos e medicamentos, são vitais para que o profissional tome decisões no seu dia-a-dia. Contudo, como já é esperado, o volume que estas informações têm é muito grande. Assim sendo, a tecnologia da informação vem sendo cada vez mais inserida em todas as áreas da medicina, auxiliando em novas descobertas e em novas formas de oferecer uma assistência médica de melhor qualidade.
Segundo Amaral (2001, p. 113), para oferecer uma assistência médica de qualidade faz-se necessário o uso do atendimento médico domiciliar (Home Health Care). Nesta alternativa de atendimento o profissional da área da saúde atende o paciente em casa, provendo uma redução de custos, diminuindo o risco de infecções hospitalares e garantindo um ambiente mais confortável ao paciente.
Em um ambiente Home Health Care são levantadas informações do paciente, tais como pressão sanguínea, peso, taxa de açúcar e batimentos cardíacos. Segundo Murad (2009, p. 1), atualmente a monitoração de sinais biológicos produzidos pelo ser humano tem sido uma preocupação constante da medicina moderna, aproximando a medicina e a computação de forma a produzir novos métodos de diagnóstico e tratamento. Dentre os métodos mais usados estão os diagnósticos baseados em eletrocardiograma, um exame de baixo custo não-invasivo.
Segundo Carvalho (2005, p. 1), um sistema de monitoramento remoto dos sinais vitais diminui os gastos médicos e possibilita ao profissional fornecer um diagnóstico mais preciso. Isso acontece porque é possível acompanhar os dados históricos do paciente e não somente os dados coletados no momento da consulta.
Diante do cenário descrito, este trabalho apresenta um sistema de identificação de batimentos cardíacos divido em dois módulos: emissor e receptor. O módulo emissor consiste em um aplicativo desenvolvido em Java sob o sistema operacional Windows 7 responsável por carregar informações da base de dados MIT-BIH Arrhytmia Database (Physionet, 2012) e transmití-las usando comunicação bluetooth. O módulo receptor consiste em um aplicativo Android responsável por analisar as informações recebidas, filtrar o sinal recebido e identificar os batimentos cardíacos existentes no sinal eletrocardiográfico.