Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Rogério Mello Vanti
Título: Sistema Distribuído para Gerenciamento de Liberação e Distribuição de Releases de Software
 
Introdução:
O gerenciamento de releases é um item da área da engenharia de software chamado de gerenciamento de configuração. O gerenciamento de configuração tem por objetivo manter a integridade e controle sobre os artefatos de software envolvidos na construção de um novo release. Segundo Hirama (2012, p. 123), a importância de se ter controle destes artefatos se deve à complexidade dos sistemas. Além disso, ele permite saber quais os impactos em um projeto quando uma mudança é solicitada.
Hirama (2012, p. 126) afirma que as atividades envolvidas na gerência de configuração compreendem as seguintes etapas: identificar, controlar, relatar status, avaliar configuração, gerenciar a liberação e distribuição. Nesta última etapa enquadram-se a forma de versionamento, a construção do release e a forma como o mesmo chega ao usuário final. Existem vários contratempos como deploy, instalação, adequação de base de dados, até mesmo a infra-estrutura. Estes fatores podem inviabilizar o processo por completo dependendo da sua complexidade e/ou qualidade.
Publicar um software web pode depender de um conjunto de outras ferramentas como File Transfer Protocol (FTP) ou até mesmo ferramentas específicas de publicação. Depende também do meio físico de comunicação. Em um ambiente adequado, operando com a aplicação executando em um servidor centralizado e com links de comunicação razoáveis, este processo de distribuição é relativamente trabalhoso. Em um ambiente com vários servidores de aplicação a complexidade de realizar um deploy aumenta consideravelmente.
Neste cenário, o presente trabalho descreve o desenvolvimento de um software distribuído para o gerenciamento de releases, para atuar com ênfase nos processos de liberação e distribuição de releases de software.