Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Adriana Fornazari
Título: Protótipo de um Ambiente para Tratamento de Imagens Raster 2D
 
Introdução:
Quando foram criados, os computadores eram utilizados para calcular e imprimir números. Desde então sua utilização se diversificou muito. Nos últimos anos, com o surgimento de novas tecnologias, a utilização de funções gráficas se tornou indispensável para profissionais de diversas áreas, surgindo assim a área da computação gráfica ([BRO1995]). Computação gráfica é uma vasta área do conhecimento humano, abrangendo a geração, manipulação e análise de imagens obtidas através de digitalização ou de uma descrição formal ([MAG1986]). A área da computação gráfica é relativamente recente. Seu desenvolvimento mais acentuado iniciou-se na década de 70, com a superação de obstáculos tecnológicos através do progresso da eletrônica e, conseqüente, melhora da relação custo/benefício dos dispositivos gráficos. Com o barateamento dos dispositivos gráficos de entrada e saída, houve um aumento da faixa de usuários, e com isso a popularização desta área de trabalho ([MAG1986]). Para ser possível manipular ou interpretar imagens é necessária a utilização de alguma técnica de armazenamento e especificação das figuras, que torne possível sua visualização em algum dispositivo computacional ([PER1989]). A imagem gráfica com formato raster é a mais comum tecnologia de representação de imagens em uso hoje, pois torna possível simular os efeitos de cor, luz e sombra nos objetos realísticos e permite manipular o menor detalhe da figura. As figuras normalmente especificadas por este meio são imagens captadas através de scanners, para serem modificadas através da aplicação de técnicas de manipulação de suas características originais. A esta manipulação chama-se de processamento de imagens ([CHA1989]). O processamento de imagem envolve técnicas de transformação onde tanto a imagem de partida quanto a de resultado apresentam-se sob uma representação visual. As transformações visam possibilitar modificações nas características visuais da imagem, tais como duplicação e eliminação de pixels ou ainda reduzir ruídos e distorções ([PER1989]). Para tais transformações se tornarem possíveis, algoritmos devem ser desenvolvidos para cada técnica de processamento de imagem que se queira implementar. Nos últimos anos diversos fabricantes de softwares se dedicaram a implementar e disponibilizar para o mercado ambientes que possibilitam a utilização destas técnicas. Para o desenvolvimento deste trabalho é necessário o uso de ferramentas de especificação e implementação. O Power Designer 6.1 foi utilizado na especificação e o Delphi 5.0 foi utilizado como ferramenta de implementação do protótipo.