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Introdução
 
 
Acadêmico(a): André Luiz Pedrelli
Título: Sistema de Planejamento de Rotas de Entregas de Mercadorias
 
Introdução:
Com a crescente concorrência do mercado nacional, e anseios por conquistas a novos mercados e ampliação de clientes, o termo logístico, até então pouco direcionado, e voltado diretamente ao mercado interno, ganhou uma nova dimensão, por meios tecnológicos e sistemas de última geração. Dessa forma vem conquistando novas dimensões e novas variáveis logísticas, sobretudo, as tecnológicas (GOMES; RIBEIRO, 2004).
Na sua origem, o conceito de logística estava essencialmente ligado às operações militares, advindo dos generais que precisavam ter, sob suas ordens, uma equipe que providenciasse o deslocamento, na hora certa, de todo o aparato militar, ao decidir avançar suas tropas, seguindo uma determinada estratégia. Foi o que aconteceu com as empresas durante um bom período. Uma indústria precisa transportar seus produtos da fábrica para os depósitos, ou para as lojas de seus clientes (NOVAES, 2004).
Falar em logística remete a um aparato tecnológico, que sempre constituiu a plataforma básica e impulsionou o desenvolvimento das organizações e permitiu a consolidação da globalização. Entretanto, foi com a invenção do computador na segunda metade do século XX que permitiu que as organizações apresentassem características atuais de automatização e automação de suas atividades. Sem o computador seria mais difícil de administrar grandes organizações com uma variedade incrível de produtos, processos, materiais, clientes, fornecedores e pessoas envolvidas. A informática trouxe a possibilidade de lidar com grandes números e com grandes e diferentes negócios simultaneamente a um custo mais baixo e com maior rapidez e absoluta confiabilidade (GOMES; RIBEIRO, 2004).
Uma empresa que possua diversos produtos a serem entregues em diferentes locais e que disponha de alguns veículos para essas entregas, tem como problema definir a melhor combinação de cargas a serem transportadas, qual o melhor veículo e disponibilidade, e o melhor caminho a ser percorrido (ROGRIGUES, 2007). Desta forma, o trabalho em questão abordará a roteirização como um meio de planejamento para a entrega eficaz de mercadoria. A logística de distribuição é uma área de atividade dinâmica que trata do caminho do produto desde sua criação, manufatura, ou bem comum, até sua chegada ao consumidor final.
A Empresa denominada Ferrovia, localizada no município de Gaspar, estado de Santa Catarina, objeto deste estudo, comercializa produtos do ramo metalúrgico e serralheiro, porém hoje não possui uma ferramenta de logística que faça o planejamento e a gestão das entregas de mercadorias automatizada. A oportunidade de criar uma ferramenta para auxiliar na distribuição das cargas e roteiro, possibilita que não gere erros na distribuição das mercadorias, tais como produtos carregados erroneamente, enviados para consumidores errados, carregado na sequência de visita inversa ou produtos não enviados.
Na empresa é utilizado um software que foi projetado a partir das necessidades dos diversos tipos de comércio. É um sistema de automação comercial, com diversas funções para fazer o gerenciamento da empresa, vendas, estoque e controle financeiro fornecido pela Ideal Software. Esse software não faz o planejamento e a gestão das entregas de mercadorias, sendo assim, desenvolveu-se um módulo para integrar o software já existente para gerenciar toda a entrega, sendo que, os softwares existentes no mercado são caros, e de grande potencial, a serem utilizados em empresas com grandes demandas de mercadorias e entregas.
A partir disso, surgiu a ideia de criar um módulo que complemente o sistema usado hoje pela empresa, e que permita a gestão de entregas. O interesse e a demanda pela aplicação de modelos de roteirização para problemas reais têm crescido consideravelmente, principalmente após a estabilização da economia, o aumento competitivo do mercado e a busca da eficiência justificada pela diminuição da inflação, entre as razões destaca-se a exigência cada vez mais dos clientes, com relação aos prazos de entregas e suas decorrências.
Verificando-se este problema junto a empresa, percebeu-se que um sistema informatizado poderia reduzir custos e ganhar mais agilidade nas entregas.