Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Diego Marcelo Santin
Título: Ferramenta para Transcrição do Alfabeto Datilológico para Texto utilizando o Microsoft Kinect
 
Introdução:
A informação e o conhecimento são dois dos principais meios que movem o mundo. Este mundo, movido pela tecnologia, proporciona um acesso mais facilitado e aprimorado para todos, e a necessidade de novas tecnologias para pessoas com necessidades especiais vem se tornando maior a cada dia. Mas como trazer acesso a tanta informação, sendo que um dos principais meios é o som? Como pessoas com deficiência auditiva podem se privilegiar de algo comum a todos?
A preocupação com a acessibilidade para os deficientes físicos é algo em crescimento. Para auxiliar a comunicação dos deficientes auditivos, foi desenvolvida a linguagem de sinais e o alfabeto manual, que utiliza os movimentos das mãos, braços e da face para simbolizar palavras e expressões (CUORE, 2009).
No Brasil, essa linguagem foi adaptada dando origem a Língua Brasileira de Sinais, mais conhecida como LIBRAS. Atualmente, a única forma de ensino dessa linguagem é realizada através de aulas presenciais, apostilas ou vídeos. Não existe uma forma dinâmica de ensino sem que haja outra pessoa envolvida (MONTEIRO, 2006).
Um dos meios para alcançar este objetivo é tentar de alguma forma interpretar o que a pessoa tenta dizer quando utiliza a linguagem dos sinais, e para isso se utiliza o reconhecimento de gestos. Quando ela utilizar do alfabeto datilológico para comunicar-se, os gestos podem ser capturados com algum tipo de câmera e trabalhados almejando transcrever o que a pessoa quis dizer.
Entretanto, existem diversos problemas nesta abordagem. Um dos mais discutidos é a influência da luz que altera drasticamente a interpretação da imagem trabalhada criando um desafio muito grande para câmeras simples (LOCKTON; FITZGIBBON, 2002). Para contornar este desafio será utilizado o sensor de movimentos Microsoft Kinect, que já possui todo tratamento na intensidade da luz, mapeamento do esqueleto humano e diversas outras funções que prometem aumentar muito a qualidade do reconhecimento de gestos.
Diante do exposto, propõe-se disponibilizar um software para interpretar a linguagem de sinais, mais especificamente o alfabeto datilológico, através da captura dos movimentos das mãos do usuário, sendo utilizados os algoritmos de Ramer-Douglas-Peucker, Bresenham e algoritmo da tartaruga para reconhecer os gestos.