Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Felipe Augusto Imianowsky
Título: Reconstrutor de Modelos 3D utilizando Técnicas de Nível de Detalhamento no IOS
 
Introdução:
Os dispositivos móveis, como smartphones e tablets, estão cada vez mais presentes no dia-a-dia das pessoas (HERNANDEZ et al., 2012, p. 12). Estes aparelhos estão trazendo novas formas para solucionar problemas cotidianos, bem como novos meios de entretenimento e estilos de vida para seus usuários. Dispositivos móveis que podem ser citados neste contexto são o iPhone e o iPad, ambos produtos da empresa Apple e que ganharam notoriedade após seus lançamentos em 2007 e 2010 respectivamente. O iPhone e o iPad, dentre outras características, destacam-se pelo potencial gráfico que apresentam e, por este motivo, são bastante empregados para o desenvolvimento de ferramentas gráficas e jogos que utilizam desde desenhos 2D até ambientes e modelos 3D.
Segundo Piske (2008, p. 13), modelos 3D que possuem grande quantidade de detalhes, oferecem uma maior qualidade e percepção de realidade para o observador, contudo trazem consigo um problema que resulta na alta demanda de processamento gráfico para situações em tempo real.
A complexidade dos modelos 3D – mensurados geralmente pelo número de polígonos – parece crescer mais rápido que a habilidade dos hardwares de processá-los. Não importa o quão potente é a plataforma, o número de polígonos desejável parece sempre exceder o número de polígonos que se pode suportar (LUEBKE et al., 2003, p. 03).
A simplificação de polígonos em Level Of Detail (LOD) tem por objetivo remover as primitivas a partir de uma malha de polígonos a fim de produzir modelos mais simples que mantenham as características visuais mais importantes do objeto original (KRUS et al., 1997).
Diante do problema exposto, desenvolveu-se uma biblioteca capaz de importar, visualizar e manipular modelos 3D no formato Wavefront OBJ para a plataforma iOS, permitindo a aplicação de técnica conhecida na computação gráfica como LOD sugerida por Clark em 1976 (KRUS et al., 1997).