Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): André Felipe de Almeida
Título: Sistema para Classificação de Objetos Sonoros
 
Introdução:
Atualmente, a segurança pública nacional encontra-se em situação crítica, principalmente pelo elevado índice da criminalidade em todo o país. Estudo realizado em 2010 pelo Ministério da Saúde confirma esta situação, isso porque “a taxa de morte por homicídios no Brasil aumentou aproximadamente 32% em 15 anos” (VEJA, 2010).
Este é um dos principais motivos que obriga a sociedade a buscar formas de proteção, seja em sua casa, trabalho ou até mesmo em recintos comerciais, os quais têm a maior necessidade em atrelar segurança/proteção aos seus clientes.
Com base nisso, grandes avanços vem sendo alcançados na tecnologia voltada para a área de segurança, da qual se destaca os Circuitos Fechados de Televisão (CFTV), que têm por objetivo monitorar os ambientes e registrar toda movimentação dos locais de interesse (CARLASSARA, 2011, p. 14).
Apesar dos registros gerados pelo CFTV serem de grande importância para a área de segurança, possui alguns malefícios em relação ao armazenamento de dados, pois permanecem em funcionamento durante muito tempo e registrando todas as atividades cotidianas, as quais por muitas vezes são irrelevantes. Se isso já não bastasse, torna-se prudente o uso de equipamento de custo elevado, considerando que a imagem gerada pelo sistema deverá ser de alta qualidade. Como alternativa para essa situação, pode ser feito o registro do vídeo em qualidade baixa e com uma taxa de frames configurada para o mínimo necessário para reconhecimento facial, contudo, prejudicando a almejada proteção.
Os sensores de movimentos e os detectores de imagem são exemplos de tecnologias importantes para a melhoria de todo o sistema, pois apresentam bons resultados, seja por ser capaz de detectar a presença em condições diversas de luz no primeiro caso e a identificação de pessoas no segundo, assim, ambos descartam registros que não trarão informações relevantes.
Por esses motivos, se torna importante o estudo de novas formas de filtrar a informação captada mantendo a quantidade de informação gravada por qualidade da mídia da informação.
Portanto, como alternativa aos métodos já adotados, este trabalho propõe a identificação por objetos sonoros, pois na maioria das vezes, o(s) objeto(s) de interesse estão associados ao som ou ruído ocorridos no ambiente.