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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Arthur Henrique Kienolt
Título: Sistema baseado em Localização de Serviços de Táxi
 
Introdução:
Conforme Gasparini, Campos e D’agosto (2010, p. 57), atualmente existe um movimento no sentido de tornar as cidades sustentáveis e com melhor qualidade de vida. Um dos aspectos para se atingir este objetivo está associado ao desempenho do trânsito urbano, e, neste contexto, a cada momento surgem propostas de redução de circulação de veículos particulares e o incentivo ao uso de transporte público e do transporte não motorizado, como caminhadas e bicicletas.
De acordo com o IPEA (2011, p. 3), o conceito de mobilidade pode ser entendido como a facilidade de deslocamento, o qual, por vezes, é vinculado aqueles que são transportados ou se transportam e por outras vezes relacionado à cidade ou ao local onde o deslocamento pode acontecer. Um aspecto importante a destacar é que a mobilidade depende do nível de adequação entre as características da pessoa ou objeto que deseja ou se quer transportar com a capacidade do sistema de transporte e infraestrutura, aqui incluídas todas as formas de deslocamento possíveis (IPEA 2011, p. 3). Por exemplo, a percepção de baixa frequência de congestionamento por aqueles que se deslocam por moto (seja própria, mototáxi, ou outro tipo de uso) pode ratificar o motivo mais alegado por esses usuários para a escolha de seu modo de transporte (IPEA 2011, p. 12).
Conforme Vuchic (1981 apud DA COSTA e DA COSTA, 2010, p. 2) o táxi é um sistema de transporte público caracterizado por ser um serviço adaptável as necessidades do indivíduo. O serviço pode ser oferecido de três formas distintas:
a) através da circulação pela cidade com o indicativo de que está livre, devendo o usuário indicar corporalmente a necessidade de utilização do serviço;
b) através de áreas designadas especialmente para paragem de veículos (pontos de táxi, ou stand), geralmente nas proximidades de grandes pólos geradores de viagens de táxi (hotéis, estações de metrô, aeroportos, teatros, etc.), onde o usuário deve se aproximar e requisitar o serviço. É caracterizado pelo sistema First In First Out (FIFO);
c) através do serviço oferecido por cooperativas de táxi onde o cliente entra em contato via telefone ou internet e o veículo mais próximo do usuário é encaminhado através do contato via rádio (rádio-táxi).
Comparativamente, os táxis provocam os maiores custos sociais em relação a congestionamentos, poluição do ar e barulho do que os automóveis particulares, já que realizam mais veículos-km por passageiro-km de viagem. Normalmente causam distúrbios e atrasos no tráfego durante o ato de embarcar e desembarcar um passageiro, além de serem restritos a uma clientela reduzida, devido ao alto custo, e por serem de natureza individual. No entanto, têm uma significativa vantagem no quesito estacionamento, já que precisam de virtualmente nenhum, além de oferecer, de forma geral, maior agilidade, conforto e acessabilidade do que os transportes coletivos (DA COSTA, DA COSTA; 2010, p. 3).
Diante do exposto, este trabalho apresenta o desenvolvimento de um sistema para dispositivos móveis, que através do envio de uma Short Message Service (SMS), com o apoio de bibliotecas do sistema Android e recursos do Global Positioning System (GPS), permite requisitar os serviços de táxi, buscando o taxista disponível mais próximo do passageiro e o encaminhando ao usuário final.