Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Arã Mahatma Pasta
Título: Sistema para auxiliar no gerenciamento da ONG Sociedade Casa da Esperança
 
Introdução:
Para Rezende e Abreu (2011), os computadores, periféricos e tecnologias vêm gerando informações úteis, precisas, oportunas, com um tempo e custo reduzido, utilizando menos recursos e gerando riquezas. O mercado tecnológico vem crescendo constantemente gerando cada vez mais ferramentas que podem contribuir para os diversos processos das empresas. Porém, devido a este crescimento, o aumento de atividades a serem realizadas vem aumentando e junto este a competitividade e criação de novas necessidades se fazem presentes em todas as organizações.
Dentro das organizações públicas e privadas que prestam muitos serviços à população ou a terceiros, a utilização de tecnologia da informação nos dias de hoje é fundamental. Nestas organizações também aparecem problemas de gestão da informação, principalmente porque muitas ainda se utilizam de controles manuais. Estas organizações buscam a qualidade, eficácia e querem ter resultados positivos. Para isso precisam se automatizar e terem o controle de suas rotinas administrativas, principalmente as diárias.
Como muitas dessas organizações privadas não visam lucro, as mesmas evitam investir em tecnologia, pois os principais recursos financeiros são voltados para o atendimento da população. A ideia da expressão “sem fins lucrativos” acompanhada pelas Organizações Não Governamentais (ONGs) existe para realizar a distinção destas com as organizações privadas cujo objetivo é a acumulação de riquezas (MONTENEGRO, 1994).
Porém estas instituições, que não possuem fins lucrativos, também necessitam atender suas demandas, metas e objetivos. Com o passar dos anos, as ONGs vêm tomando proporções empresariais na questão de processos e estrutura. Este tipo de crescimento também necessita de um sistema de informações para que possam ser melhorados os processos e reduzidos os custos, pois as verbas de auxílio financeiro são mais difíceis de serem conseguidas em instituições deste gênero.
Neste sentido a Sociedade Casa da Esperança é uma ONG, com sede no bairro da Glória, município de Blumenau, SC, cujo objetivo é o atendimento a crianças e adolescentes do sexo feminino, visando a inserção socioeducativa das mesmas. A ONG não possui um sistema informatizado para gerenciar as matrículas e os cadastros socioeconômicos das alunas assistidas. As únicas ferramentas utilizadas para essas atividades são a planilha eletrônica Excel e o editor de texto Word, ambos da empresa Microsoft. Devido aos fatos conferidos, o resultado é a demora para executar estes processos, que decorrem devido a desatualização e difícil acesso as informações.
Como não existe hoje no mercado uma solução que atenda por completo as necessidades ou que possa ser customizada para a situação atual da instituição, decidiu-se investir no desenvolvimento de um sistema que atenda à ONG. Face a grande rotatividade de crianças/adolescentes assistidas, o tempo necessário para gerenciar e manter atualizado as informações e geração de relatórios vem crescendo. Desta forma a necessidade da informatização desses processos é um ponto obrigatório dentro a administração da ONG sem a geração de custos adicionais.
Sendo assim este trabalho visa colaborar na agilidade dos processos, facilitando a manutenção das informações e consequentemente liberando mais tempo dos recursos humanos da ONG para outras atividades.