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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Leonardo João Faggiani
Título: Rede Social Digital para compartilhamento de Informações de Viagens de Moto
 
Introdução:
Desde seu início, a internet tem sido palco de uma série de novas aplicações, incluindo e-mail, aplicações par-a-par, aplicações de comércio eletrônico assim como vários serviços World Wide Web (WEB). Atualmente, a web vem experimentando uma nova onda de aplicações associada à proliferação das redes sociais digitais e ao crescimento da popularidade da mídia digital. Várias redes sociais digitais surgiram, incluindo redes de profissionais (ex., LinkedIn), redes de amigos (ex., MySpace, Facebook, Orkut), e redes para o compartilhamento de conteúdos específicos tais como mensagens curtas (ex., Twitter), diários e blogs (ex., LiveJournal), fotos (ex., Flickr), e vídeos (ex., YouTube) (BENEVENUTO; ALMEIDA; SILVA, 2011, p. 64).
A web 2.0 e tecnologias envolvidas tais como Extensible Markup Language (XML), Asynchronous Javascript and XML (AJAX), Javascript e Document Object Model (DOM) trouxeram ao usuário uma navegação muito mais rica e dinâmica (DALLACORTE, 2010, p. 26). Tais tecnologias tiveram grande importância para a criação de novos modelos de sistemas web, dentro deles as redes sociais digitais. Telefonemas, cartas e telegramas foram substituídos por tweets, posts e likes.
Os motociclistas acompanharam esta evolução utilizando as redes sociais virtuais voltadas à amizade, como Facebook e Orkut, para disponibilizar fotos e textos obtidos durante as suas viagens. Todavia, as redes sociais existentes também têm suas limitações. As informações de viagens de moto compartilhadas em redes sociais como o Facebook ficam dispersas e restritas. Tais publicações normalmente são visualizadas apenas por participantes do mesmo grupo de motociclistas que possuam algum laço social com o indivíduo. Outro ponto negativo é o fato de que a publicação fica visível para muitas pessoas que apesar de pertencerem ao círculo social do indivíduo não tem interesse no assunto.
Os sites especializados em viagens de moto possuem informações úteis para o planejamento de uma viagem. Estradas, hotéis, postos de gasolina e dicas são relatadas pelos viajantes a fim de facilitar a viagem do leitor. Porém, apenas os administradores podem publicar as viagens, restringindo o usuário do site de publicar a sua própria viagem.
Devido à dificuldade de centralizar e divulgar as informações de viagens de moto nas redes sociais existentes e sites especializados em viagens de moto, os motociclistas Claus Karl Krischnegg e Hélcio Lenz que trabalham com Tecnologia da Informação (TI) há mais de dez anos propuseram a criação de um sistema em que os próprios motociclistas pudessem compartilhar suas experiências de viagem, com o objetivo de facilitar a pesquisa de tais informações.
Além da necessidade dos motociclistas em obter informações precisas sobre viagens de moto, o estudo e aplicação de conceitos relativamente novos como redes sociais, sistemas web e web 2.0 visam melhorar o conhecimento dessas tecnologias na academia.