Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Diether Hoffmann
Título: Aplicação para Controle de Orçamento e Pedidos de uma Marcenaria
 
Introdução:
Desde o início o homem teve a necessidade de possuir seu abrigo para se proteger de intempéries naturais, com isto houve também a necessidade da utilização das esquadrias, pois precisava-se restringir o acesso, a entrada de luz e de vento e também proteger contra a entrada de intrusos e da água, sendo esta de papel fundamental para o abrigo. Dessa forma, pode-se dizer que a marcenaria há muito tempo vem tendo papel fundamental na sociedade, por prover esquadrias como portas e janelas, bem como móveis e outras opções que podem ser fabricadas (BRUNA et al., 1991).
Segundo Marcellini (1992, p. 84), “em marcenaria compreende-se por matéria prima, todo material que entra na confecção dos móveis, tendo por substância essencial a madeira.”. Dessa forma, pode-se afirmar que dentre os insumos com que mais se deve ter cuidado e apreço é a madeira, ou seja, para produzir materiais de qualidade é necessária a utilização insumos de boa qualidade e durabilidade.
Conforme Lopes (2000, p. 33), “a colonização portuguesa trouxe para o Brasil as características artesanais das esquadrias e portas de madeira.”, sendo que essa cultura foi responsável pelo surgimento de carpintarias e marcenarias, que confeccionavam portas sobre medida, e têm influência na construção brasileira até hoje.
Embora atualmente, tem-se optado mais pela utilização de esquadrias de policloreto de vinila clorado, sendo que nos mercados europeu, norte-americano e do sudeste asiático isto representa mais de 50% das vendas, devido a vantagens como isolamento térmico e acústico, porém as esquadrias de madeira ainda se mostram uma boa opção devido ao seu baixo custo e durabilidade em relação aos demais tipos de esquadrias (ESQUADRIAS PORTAL, 2012).
No estado de Santa Catarina estão situadas importantes indústrias responsáveis pela confecção de portas de madeira, algumas com destaque na América Latina (PORTAL MÍDIA MODA, 2011). Com isto percebeu-se que com o crescimento, verificado na região; e com a maior divulgação dos produtos oferecidos há uma dificuldade em manter um controle sobre o que é solicitado e do que se faz necessário para a confecção dos produtos acabados.
Diante disso, viu-se a possibilidade da implementação de uma solução informatizada, para dar suporte a estes processos, que vão permitir um atendimento mais preciso, nas várias etapas, como, o orçamento, num prazo assertivo, pois conforme McCormack (1995, p. 74), “atrasar a entrega é a maneira mais fácil de irritar um cliente.”
Como os produtos produzidos pelas marcenarias são muito artesanais, é comum que elas não deem tanta ênfase aos processos administrativos e comerciais quanto dão para sua produção e operação. Havendo assim, a necessidade de uma melhora neste setor, sendo significante o desenvolvimento de uma aplicação para este fim, pois conforme Stair e Reynolds (2011, p. 26), “os sistemas de informação têm sido desenvolvidos para atender as necessidades de todos os tipos de organizações e pessoas.”.
Com o crescimento na demanda verificou-se a necessidade de ter um controle dos pedidos e orçamentos, verificou-se que o processo demanda de maior tempo hábil, e necessita-se de maior agilidade para sua execução. Sendo que o setor da madeira tem grande papel econômico no desenvolvimento da região, tendo grande representatividade em relação aos demais setores.
Quanto ao orçamento e pedido dentro de uma marcenaria pode-se dizer que funciona da seguinte forma: primeiramente, entra-se em contato para agendar uma visita, na qual o cômodo será examinado, medido e inspecionado nos casos em que a solicitação seja algo sob medida, após isto é repassado um orçamento e um prazo mínimo é especificado, e então pode ser acordada até mesmo em contrato a prestação de serviço. Na entrega é então instalado o que foi pedido já parcialmente montado (MANOEL MARCENARIA, 2012).