Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Rodrigo Eduardo Boni
Título: Usando Responsive Web Design para Desenvolvimento de Sistemas Web
 
Introdução:
A Internet, desde a sua criação há aproximadamente 40 anos, propagou-se e atingiu proporções extraordinárias, interligando as pessoas do mundo inteiro e tornando cada vez mais evidente a ideia de que a cooperação e a liberdade de informação podem ser mais propícias à inovação do que a competição e os direitos de propriedade (CASTELLS, 2003, p. 13). Em outras palavras, tornou-se a rede da vida da maioria das pessoas. Como consequência deste acelerado crescimento aliado à facilidade de acesso e uso da Internet, surgiu uma gama enorme e diversificada de dispositivos (laptops, netbooks, tablets, celulares, entre outros) capazes de conectarem-se em rede. Entretanto, as informações disponíveis nas páginas web em sua maioria não estão preparadas para apresentar o seu conteúdo de forma adequada e acessível a todos estes dispositivos. Foi pensando nisso que Marcotte (2010) introduziu o conceito do Responsive Web Design (RWD).
A abordagem principal faz referência ao processo de concepção e desenvolvimento de sistemas web que são capazes de reagir às ações do usuário e detectar o meio pelo qual está sendo visualizado, a fim de proporcionar a melhor experiência possível em termos de navegabilidade e legibilidade (WEBDESIGNSHOCK, 2011). De maneira geral, a estrutura do sistema web deverá adaptar-se automaticamente. A teoria por trás disto envolve a utilização de grids, leiautes e imagens flexíveis, além de otimização de imagens, media queries, entre outros recursos. Portanto, não importa quantos dispositivos surgirão no futuro, o RWD sempre será capaz de fornecer uma resposta adequada.
Além desta questão de acessibilidade, ao longo dos anos, os sistemas web foram tornando-se complexos e, por consequência, houve um aumento da demanda por recursos de armazenamento e processamento. Tendo em vista esta situação e outros fatores, surgiu a computação em nuvem com o intuito de prover, segundo Taurion (2009, p. 2), \'um conjunto de recursos com capacidade de processamento, armazenamento, conectividade, plataformas, aplicações e serviços disponibilizados na Internet\'. Com isso cria-se uma escalabilidade sem limites, capaz de atender os mais variados tipos de sistemas, desde os pequenos até os grandes. Tanto as aplicações locais como as aplicações em nuvem são construídas em algum tipo de plataforma que inclui um sistema operacional, uma forma de armazenamento de dados e outros componentes. O objetivo do Windows Azure (WA) é fornecer esta plataforma em nuvem (VERAS, 2011, p. 36).
Diante deste cenário, o presente trabalho apresenta o desenvolvimento de um sistema web aplicando os conceitos abordados pelo RWD, potencializando-os em termos de escalabilidade e disponibilidade com a computação em nuvem da plataforma WA e como estudo de caso foi desenvolvido um sistema web para emissão de Nota Fiscal eletrônica (NF-e).