Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Fernanda Andrade Bordallo da Silva
Título: Protótipo de um Ambiente para Geração de Superfícies 3D com Uso de Spline Bézier
 
Introdução:
Este trabalho aborda a representação e visualização de superfícies em três dimensões. A modelagem de superfícies 3D é necessária em diversas áreas, entre elas a modelagem de objetos que não existem no mundo real, ou seja, a projeção e a visualização de um objeto criado ([COR1994]). As superfícies 3D também são usadas no estudo de objetos que já existem, para que estes possam ser aperfeiçoados. As superfícies podem ser modeladas utilizando um conjunto de objetos que, interligados, formam uma malha. Estes objetos podem ser representados por poliedros ou splines. Onde, splines são técnicas usadas para suavização de curvas através de pontos de controle, equações paramétricas, malha de polígonos, etc. ([FOL1990]). Este trabalho adota a técnica de suavização de curvas por pontos de controle e equações paramétricas, para representação de superfícies, chamada curva de Bézier. Equações paramétricas constituem o meio mais utilizado para representação de objetos em modelagem geométrica. Assim como as curvas Bézier tem um polígono característico, a superfície Bézier tem um poliedro característico. Pontos da superfície Bézier são dados por uma simples extensão da equação geral para pontos da curva Bézier ([MOR1985]). Sabe-se ainda, que superfícies bicúbicas são as formas mais frequentemente utilizadas, devido ao fato de que superfícies de menor grau apresentam pouca flexibilidade sobre o controle de suas formas, enquanto que superfícies de maior grau podem introduzir torções indesejáveis, além de requisitarem maior esforço computacional ([FOL1990]). Para a visualização da superfície tridimensional, pode-se utilizar as projeções ortogonais (em duas dimensões), as quais possibilitam o efeito de fotografia na representação de figuras 3D, ou seja, mostra de diversos ângulos do objeto. Permitindo preservar o máximo possível as medidas de elementos geométricos da figura tridimensional na representação 2D ([PER1989]). Uma outra forma de visualização tridimensional, em perspectiva, foi conseguida através da utilização dos próprios componentes do ambiente de desenvolvimento (ver seção 5.1) e através da exportação dos objetos para um arquivo no formato DXF (Drawing Interchange Format) ([BRO1995]).