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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Marcos Fernando Simon
Título: Ferramenta para Geração de Partituras no Sistema de Musicografia Braile
 
Introdução:
De acordo com Sá (2001), nos últimos anos a inclusão social tem ganhado espaço seja pela capacitação de profissionais para desenvolver e implantar projetos de educação inclusiva ou através de pesquisas científicas ligadas à educação inclusiva. Porém, apesar da evolução obtida nos últimos anos, pouco se fez pela inclusão dos deficientes visuais nas universidades.
Bonilha (2007) afirma que atualmente, o termo inclusão está associado à integração de pessoas com deficiências físicas ou mentais ao convívio social. Porém, existe uma diferença entre inclusão e integração. De acordo com Almeida (2004), ambas referem-se à inserção de pessoas com necessidades especiais, mas possuem posicionamentos divergentes para a consecução de suas metas. A integração vem dos anos 60 e 70, onde neste modelo os portadores de necessidades educacionais especiais precisavam de tratamento médico e de reabilitação para tornarem-se aptos a realizarem tarefas. A inclusão vem dos anos 80, consolidando-se somente nos anos 90 e consiste em mudar a visão ou padrões da sociedade para tornar-se capaz de acolher as pessoas com necessidades especiais.
De acordo com Tomé (2003), durante muitos anos no século XX o ensino de cegos foi feito em regime de internato, e grande parcela desse ensino resumia-se à música, pois se acreditava ser uma saída profissional para os deficientes visuais.
A notação musical em braile, também denominada musicografia braile, consiste no sistema de leitura e escrita musical convencionalmente adotado por pessoas com deficiência visual. Por meio de partituras musicais em braile, a pessoa cega consegue ler e escrever todos os elementos da grafia musical em tinta. Entretanto, a quantidade de métodos de ensino de música para deficientes visuais é desproporcional à quantidade destes materiais para pessoas que enxergam. Louro (2006) acrescenta que a produção de livros de teoria e de partituras em braile ainda é muito escassa, visto que é alto o custo de edições neste sistema. Esta escassez dificulta a inclusão do aluno deficiente visual em cursos de música.
Diante do exposto, este trabalho propõe o desenvolvimento de uma ferramenta que permita a geração de partituras no sistema de musicografia braile a partir de arquivos no formato MIDI, gerados por um software editor de partituras.