Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Alan Filipe Cardozo Fabeni
Título: Tagarela: Aplicativo para Comunicação Alternativa no IOS
 
Introdução:
A constituição federal garante igualdade a todos os indivíduos, portanto nenhuma pessoa com necessidade especial deve ser impedida de trabalhar ou estudar (BRASIL, 1988). Hoje em dia, é possível notar um número crescente destes indivíduos incluindo-se na sociedade, tanto no mercado de trabalho quanto no ambiente escolar. O fato de que estas pessoas precisam de recursos e serviços especiais para superar suas necessidades e atingir seus objetivos de se adequar aos padrões da sociedade não pode mais ser ignorado.
Um dos grandes desafios enfrentados pelas pessoas com necessidades especiais é a questão da comunicação. No ambiente profissional e educacional, comunicar-se é um fator determinante para atingir sucesso na respectiva área. De acordo com Schirmer et al. (2007, p. 57), “Desde o momento em que o ser humano diz suas primeiras palavras, a linguagem facilita o encontro de desejos, necessidades, interação social, acesso às informações e conhecimento sobre o complexo mundo em que vive.”
Desta forma é necessário que as pessoas impossibilitadas de se comunicarem através da forma habitual utilizem meios alternativos de comunicação para que consigam se expressar. O meio alternativo pode ser o uso de linguagens de sinais ou até mesmo um dispositivo computacional com síntese de voz. Com o avanço da tecnologia de dispositivos móveis, qualquer pessoa pode ter ao seu alcance um dispositivo que o auxilie nesta tarefa de comunicar-se de forma eficiente com os indivíduos ao seu redor. Os softwares para comunicação alternativa já existentes não se beneficiam de todos os recursos novos que os dispositivos móveis atuais oferecem.
Decorrente destes fatos é possível verificar que existe uma demanda para a criação de ferramentas para estes dispositivos, que auxilie os deficientes a se comunicarem de forma eficiente. Observa-se que está ferramenta será criada de uma forma genérica, permitindo que atenda uma ampla gama de deficiências relacionadas a questão da comunicação. Cabe ao fonoaudiólogo do paciente, customizar a ferramenta para atender uma necessidade especifica.
Diante do exposto, é realizado o desenvolvimento de um aplicativo para comunicação alternativa para pessoas com necessidades especiais, utilizando os recursos multimídia presentes no sistema móvel iOS, como áudio e imagens para promover uma maior imersão e interação com o usuário. Além da utilização dos recursos multimídia, este trabalho realiza o desenvolvimento de um ambiente que permite a troca de mensagens e atividades entre as pessoas envolvidas no processo de comunicação da pessoa com necessidades especiais.
O trabalho desenvolvido utiliza uma abordagem qualitativa para a investigação de seus resultados. Neste tipo de abordagem, é necessário aprofundar-se na compreensão dos fenômenos estudados – ações dos indivíduos, grupos ou organizações em seu ambiente e contexto social – interpretando-os segundo a perspectiva dos participantes da situação enfocada, sem se preocupar com representatividade numérica, generalizações estatísticas e relações lineares de causa e efeito (BRAATZ, 2012).