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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Henrique Marcos Fava Bilbao
Título: Desenvolvimento de Sistema de Informação para Troca de Dados Baseado no Padrão XML utilizando FileMaker
 
Introdução:
A tendência tecnológica está caminhando cada vez mais para a produtividade e a facilidade de obter informações. Na área de gestão de empresas isso cresce gradualmente, com a necessidade de velocidade e qualidade, principalmente no acesso aos resultados obtidos no decorrer dos meses, dias e, em alguns casos, até horas. Com o aumento do uso da informática por administradores de empresas e gerentes de negócios, a oportunidade de obter informações ampliou-se e, unida com a possibilidade de acesso remoto através de dispositivos móveis, tornou-se grande aliada no aprimoramento da gestão dos negócios e identificação de custos, permitindo maior rapidez na tomada de decisão (DALFOVO; TAMBORLIN, 2010, p. 1).
A redução de custos é uma busca constante das organizações. No passado as empresas tinham como meta, nesse sentido, a eliminação de desperdício e redução do quadro funcional. Atualmente, como as estruturas organizacionais já estão bastante enxutas, a melhoria do desempenho dos processos e o aumento da produtividade é o caminho natural para a redução de custos e aumento nos resultados. Algumas empresas conseguiram implementar ações, com base em uma mudança de cultura, passando a buscar uma gestão baseada em informações rápidas e geradas por ferramentas tecnológicas (BILBAO; FRANZ, 2009, p. 41).
Sendo a alta competitividade uma tendência crescente, é necessário que o planejamento estratégico esteja presente, tanto nas organizações como na própria vida pessoal. O planejamento estratégico, a bem da verdade, está atento para ações que podem ser tomadas para enfrentar ameaças e aproveitar as oportunidades encontradas no ambiente competitivo. E vale ressaltar que os ambientes mudam com extrema rapidez (BILBAO; FRANZ, 2009, p. 86).
A gestão de uma empresa deve respeitar normas legais quanto à apresentação de seus números. Os balanços seguem padrões definidos por lei, e a entrada e saída de mercadorias e a prestação de serviços são monitoradas pelo governo através de sistemas de controle de recolhimento de impostos. A fiscalização das empresas baseia-se em documentos e ferramentas padronizadas e homologadas pelo governo. Por exemplo, o emissor de cupom fiscal de uma empresa de varejo deve ser homologado e lacrado conforme a legislação (NUNES; BARBOSA; LUZIRENE, 2011, p. 36)
Com o avanço da tecnologia e da informática, os profissionais das áreas de gestão das empresas já podem usufruir de diversas ferramentas, tais como notebooks e dispositivos móveis, como o iPhone e o iPad para atender as necessidades de visualização de dados, trazendo assim, a possibilidade dos profissionais destas áreas terem acesso a informações que ajudam a tomada de decisão (LIMA, 2012, p.1).
O comércio é uma das atividades mais dinâmicas, mudando a todo momento em resposta às preferências dos consumidores e à oferta de novos produtos. Acompanhar sistematicamente o que se passa no mercado (lançamentos, produtos substitutos, novos concorrentes, novas tecnologias, alternativas de financiamento e possibilidade de crédito) é antes de tudo, uma questão de sobrevivência para quem está e pretende continuar no comércio (RUAS; PINHEIRO, 1996, p. 9).
É inevitável que o empresário queira acompanhar, mesmo que a distância, o que está acontecendo em sua empresa. O protótipo que será desenvolvido neste trabalho demonstrará uma das maneiras deste acesso ser feito de forma ágil e eficiente, sem a necessidade de uso de sistemas complexos. O protótipo deverá ser rápido na troca de informações entre a empresa e seu gestor, mesmo se for acessado fora da sua rede local. O sistema que terá seu banco de dados aberto para integração é o software chamado RestauranteHi (sistema desenvolvido para substituir os cardápios por iPads, concentrando dados em um servidor com banco de dados em FileMaker).
O sistema de troca de informações desenvolvido neste trabalho permitirá que o gestor tenha acesso a informações pré-determinadas e exportadas do sistema de cardápios em iPad desenvolvido pela HiMaker Sistemas chamado RestauranteHi. Será utilizado o padrão eXtensible Markup Language (XML) como linguagem para troca de dados entre o RestauranteHi e o gestor, já que a linguagem permite descrever, armazenar, intercambiar e manipular dados. De acordo com Heitlinger (2001, p. 9), o XML é o formato universal para compartilhamento de dados entre aplicações e suas possibilidades são inúmeras, podendo conter bases de dados, transações comerciais, catálogos de produtos, relatórios e mais uma infinidade de informações.
Com o avanço da tecnologia móvel e com a necessidade de acesso rápido às informações, justifica-se a criação de uma ferramenta de troca de informações entre o sistema de gestão da organização (RestauranteHi) e dispositivos móveis (no caso o iPad), permitindo ao usuário analisar informações, como por exemplo, gráficos de desempenho, escolhas mais frequentes de pratos e sobremesas servidos em determinados dias.