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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Erickson Marqueti
Título: Sistema de Informações Web para Representantes Comerciais com acesso através de Dispositivos Móveis
 
Introdução:
A partir do século 20, as empresas necessitaram da Tecnologia da Informação (TI) para automatizar os seus processos internos e externos, visando uma gestão mais otimizada e ágil. Segundo Fayyad (1996, p. 10), as empresas mantêm hoje em dia grandes quantidades de dados, “em função de avanços no armazenamento de informações, tais como velocidade, capacidade de acesso e baixo custo”. Dentre estas empresas, encontram-se as empresas do ramo têxtil que, face à concorrência internacional, necessitam constantemente obter agilidade em seus processos.
Desta forma, com a existência de muitas indústrias têxteis na região do Vale do Itajaí, no estado de Santa Catarina, há um crescimento muito grande na demanda de insumos para fabricação dos produtos. Para isto, as empresas fornecedoras responsáveis por disponibilizar estes insumos, dotam-se de sistemas internos para fabricação e entrega dos mesmos. Porém, há um fator intermediário entre esse processo, que é a venda presencial ao cliente através do representante que, neste caso, é realizada através de terceirização de serviço.
Este representante é o responsável por efetuar o pedido e informar a empresa fornecedora, enviando uma cópia do pedido para que o processo se inicie. Como a realização do pedido ainda é feita por alguns representantes de forma manuscrita, necessita-se que o pedido seja digitalizado ou reescrito em planilhas eletrônicas do Microsoft Excel. Face à quantidade de informações a serem controladas, o representante mune-se dessas planilhas, mas o mesmo sofre atrasos e dificuldades em manipular estas informações.
Com o avanço da mobilidade a partir de 2010, hoje se tem a possibilidade de unificar, aumentar e facilitar o acesso das informações para que os representantes controlem tudo de forma direta através da internet. Sendo assim, os navegadores para web tornaram-se a plataforma universal da internet para ser usado por seres humanos, com um ambiente onde se constrói interface com o usuário. Este fato provocou o surgimento de várias soluções, no lado servidor, para a construção de aplicações que são capazes de extrair dados de várias fontes e disponibilizá-los através desse cliente (ABINADER; LINS, 2005, p. 11).
Entende-se então que a mobilidade é o termo utilizado para identificar dispositivos que podem ser operados à distância ou sem fio, utilizando-se dos chamados dispositivos móveis. Dispositivos que podem ser desde um simples equipamento de chamada, até os mais modernos smart phones. Algumas empresas já estão apostando muito nessa tecnologia. Já existem casos de hospitais que estão monitorando seus pacientes através desses dispositivos móveis, companhias aéreas estão fazendo check-in, vendedores externos e representantes comerciais agilizando seus pedidos (GARCIA, 2005, p. 19).
Segundo Nielsen e Loranger (2007, p. 96), “dispositivos móveis são tão diferentes de Personal Computers (PCs) que realmente exigem um website separado com uma experiência de usuário muito mais simplificada”. Sendo assim, e a partir dessas informações, julgou-se necessário o desenvolvimento e a implantação de um sistema de informações web para representantes comerciais com acesso através de dispositivos móveis. O mesmo possibilita aos representantes de uma indústria têxtil, cadastrar os pedidos durante sua presença no cliente e em seguida disponibilizar o mesmo pedido para a empresa fornecedora assim como para o próprio cliente.