Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Jader Osiel Kannenberg
Título: Sistema Web para Grupos Teatrais, Profissionais Liberais e Autônomos do Meio Artístico
 
Introdução:
Na era da globalização, a informatização está cada vez mais acessível para todos os profissionais e empresas. A busca por sistemas aplicativos está cada vez maior entre empresários, profissionais liberais, autônomos, buscando uma gestão mais adequada para a realidade e principalmente uma gestão inteligente, usando-a como uma ferramenta importante para o crescimento de seus negócios.
Para Rezende e Abreu (2000), os sistemas atuam como ferramentas para executar o funcionamento da empresa e suas abrangências, como facilitadores dos processos internos e externos. Os mesmos servem de meios para absorver a qualidade, produtividade e inovação tecnológica organizacional, geradores de modelos de informações para auxiliar os processos decisórios empresariais e produtores de informações oportunas como também de conhecimento.
Essa preocupação se dá pelo fato de que a partir do momento que uma empresa não investe em tecnologia e em informatização do seu processo de trabalho, ficará defasada com relação aos seus concorrentes. Neste sentido, as empresas têm o interesse de tornar sua rotina de trabalho mais ágil e produtiva.
Laudon e Laudon (1999) relatam que a razão mais forte pelas quais as empresas constroem os sistemas é para resolver os problemas organizacionais e para reagir a uma mudança no ambiente. Constantemente, encontram-se organizações que não dispõem de ferramentas que possam, de maneira específica, auxiliar nos seus processos. Isto ocorre mais comumente em pequenas e médias empresas do município de Blumenau, no estado de Santa Catarina, e dentre estas se incluem os grupos teatrais e profissionais liberais do meio artístico.
Conforme Morettho (2010), os grupos teatrais brasileiros, de maneira geral, pouco se utilizam da tecnologia para proveito em suas apresentações. Este quadro também é encontrado nos grupos teatrais no município de Blumenau, que não investem em tecnologia da informação para controlar seus processos.
Desta forma, observando-se as atividades de um grupo teatral no município de Blumenau, bem como de um profissional liberal que atua no mercado brasileiro, verificou-se que os mesmos necessitam de mais eficácia e uma maior rapidez nos processos, dispondo de sistemas que auxiliem a melhorar o rendimento das atividades. Dentro deste universo de atuação também tem-se os artistas profissionais ou autônomos que possuem uma grande demanda de serviços e não dispõem de um sistema para auxiliar as suas necessidades profissionais. Todas estas pessoas não acompanham a velocidade do mercado no momento em que necessitam responder mais rapidamente a uma proposta para realização de um evento.
Sendo assim, o processamento das informações fica comprometido por não ter acesso aos dados de forma mais precisa. Os profissionais liberais ou autônomos do meio artístico normalmente se utilizam de agendas tradicionais, cadernos escolares, bilhetes improvisados para anotar pedidos e propostas de atividades a serem realizadas. Alguns sofrem com o problema da fragilidade do material - no caso das anotações em papel - e também por não terem as informações concentradas em um só documento. Outros nem sempre são organizados e também não procuram se organizar. Com isso, aumenta-se a probabilidade do resultado do trabalho ficar comprometido ou não gerar o lucro esperado.
Alguns já utilizam-se do correio eletrônico, mas no geral, além de dados de contato, data e horário previsto para as apresentações, as demais informações pertinentes ficam fora de um sistema que permita uma rápida recuperação das informações. Entre estas informações tem-se os dados cadastrais, os dados financeiros voltados para fluxo de caixa e orçamento, os dados históricos das atividades, bem como a necessidade de um controle de materiais.
A empresa artística Cia da Alegria, com sede no município de Blumenau, e o profissional liberal Neri Renato Kannenberg, do município de Balneário Camboriú, foram entrevistados informalmente. Observou-se que os mesmos necessitam de um sistema aplicativo para melhorar a gerência de seus negócios. Os mesmos também relataram que os sistemas aplicativos existentes no mercado atual não atendem completamente as necessidades do público que trabalha com espetáculos artísticos, principalmente em relação às atividades específicas dos artistas.
Analisando esta situação, este trabalho apresenta um sistema informatizado que atende as atividades de cadastros em geral, de controle financeiro, controle de materiais, controle da agenda de espetáculos disponibilizando as informações necessárias em um só lugar. Com isto, pretende-se melhorar o rendimento das atividades dos grupos teatrais, de artistas autônomos, bem como profissionais liberais. A idéia é permitir agilidade necessária aos grupos teatrais, profissionais liberais e autônomos, de forma a contemplar o desenvolvimento de um sistema utilizando a internet. Com um sistema voltado para web, em qualquer lugar em que houver uma apresentação artística os envolvidos terão acesso a suas informações.