Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Alexandre Antonio Heckler
Título: Sistema para Controle da Produção de Agricultura de Grãos
 
Introdução:
A agricultura é uma das áreas que mais se destaca no Brasil, e o país é altamente reconhecido pela mesma. Segundo Neves (2005), a agricultura chegou a representar cerca de 30% a 35% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, passando de 120 milhões de toneladas de grãos, no ano de 2003. Neste mesmo ano, o agronegócio respondeu por 42% das exportações brasileiras, um saldo de mais de US$ 25,8 bilhões na balança comercial. Atualmente, conforme o Ministério da Agricultura (2011), este número chega a quase 143 milhões de toneladas, um crescimento que representa quase 20%, em apenas oito anos.
Graças ao ótimo clima que possibilita duas ou até mais safras no ano, e também das grandes extensões de terra do país que pode ser aproveitadas, o Brasil acaba se tornando uma das maiores potências neste ramo. Diante desta quantidade de informações que podem ser trabalhadas na área da agricultura, surge a necessidade de realizar o controle de toda esta produção.
Segundo Silva Filho (2001), o século XX tem sido denominado como a era da informação. Associado a isso, vários avanços tecnológicos são realizados em diversas áreas. As pessoas tem a necessidade de armazenar e recuperar diversos tipos de informação, além de precisar que sejam apresentadas de uma forma que atenda a expectativa do cliente. E na agricultura, esta situação não é diferente. Informações bem apresentadas podem ajudar o agricultor a controlar as suas fazendas e plantações de forma mais simples. Além disso, com a análise das informações corretas, o agricultor pode ficar um passo a frente de seus concorrentes, e aumentar a sua produtividade.
No artigo de Redivo (2009), que trata da tecnologia da informação aplicada ao agronegócio, conseguimos verificar como hoje em dia a economia é sustentada pela informação e pelo conhecimento, e como o agricultor deve se adequar a esta realidade, para que continue sendo competitivo no mercado, que continua sempre em constantes mudanças. Neste artigo encontram-se todos os motivos e incentivos, que se fazem necessários para iniciar o desenvolvimento de ferramentas que auxiliem o agricultor a realizar o controle de suas plantações, uma vez que a ferramenta deixará o processo mais ágil.
A ideia deste sistema veio da situação de alguns parentes, que trabalham com a agricultura, na parte de plantação de grãos, porém com uma produção bem menor do que uma empresa de grande porte. Estes parentes não possuem nenhum tipo de sistema, e assim o seu controle sobre as plantações e as safras anteriores é menos efetivo.
Desta forma, verificando-se o constante crescimento da agricultura, e considerando a importância das informações nos dias atuais, a existência de um sistema para armazenar e controlar as informações torna-se um item muito importante para o agricultor. Este seria o principal fator, para que o agricultor continue mantendo a competitividade no mercado. Com o sistema, cada vez mais ele poderá ter um maior controle sobre as suas plantações, facilitando e melhorando o seu processo.