Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Mayara Barbieri da Silva
Título: Aplicativo Web de Auxílio à Inspeção de Software com Listas de Verificação
 
Introdução:
Cada vez mais os softwares estão se tornando indispensáveis na vida de todos. Atrelado a isso, está o aumento do investimento das empresas desenvolvedoras de software em qualidade, visto que a complexidade deles vem aumentando exponencialmente. Sabe-se que o custo da correção de um defeito aumenta na medida em que o processo de desenvolvimento progride (BOEHM; BASILI, 2001).
A engenharia de software também considera que quanto mais precocemente os defeitos forem descobertos, menor será o custo para a sua correção. Para chegar a tal conclusão ela considera variáveis como esforço, produtividade, tempo e custo do desenvolvimento. Essas variáveis são afetadas de acordo com o número de defeitos encontrados no software, assim como a etapa em que os mesmos são descobertos.
Existem vários métodos que buscam o menor custo para a correção de um defeito. A inspeção de software é um método de análise estruturado, eficiente e econômico, para verificar as propriedades de qualidade do produto de software que está sendo desenvolvido, tendo como principal objetivo minimizar os custos com o reparo de defeitos nos projetos (FAGAN, 1986).
A inspeção de software define algumas técnicas de leitura dos documentos a serem inspecionados. A leitura baseada em checklist, ou listas de verificação, é um método barato e eficiente para a descoberta de defeitos durante o ciclo de desenvolvimento. Algumas equipes da empresa Senior Sistemas de Blumenau, desenvolvedora de software que possui o nível 3 do Capability Maturity Model Integration (CMMI) e ISO9001:2008, executam várias listas de verificação durante o desenvolvimento de um sistema. Para tal, utilizam planilhas eletrônicas como ferramenta de apoio para a edição destas listas.
Por ser uma empresa de médio porte, com cerca de seiscentos funcionários, é natural a existência de muitas listas de verificação, que são manipuladas diariamente por vários colaboradores. Para que a alteração da mesma lista por vários membros da equipe seja possível, surgiu a idéia deste trabalho.