Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Jair de Souza Junior
Título: Protótipo de Gravador de Microcontrolador PIC utilizando Redes sem Fio
 
Introdução:
Sistemas embarcados são nos dias de hoje cada vez mais comuns. Existem diversos aparelhos que contém microcontroladores, desde placares eletrônicos a máquinas industriais automatizadas (MORIMOTO, 2007). Estes aparelhos podem precisar de atualizações, que geralmente são efetuadas através da gravação do microcontrolador presencialmente utilizando a interface serial de um computador.
Microcontroladores estão em evidência no mercado por possibilitar uma infinidade de aplicações industriais, onde o dispositivo é desenvolvido para uma aplicação específica, acadêmica, para o aprendizado de eletrônica e programação de dispositivos e até os “hobbistas”, que os utilizam somente para lazer.
Silva (2006, p. 28) afirma que “para se ter uma idéia de sua produção, só na família 16CSX, é de aproximadamente um milhão de unidades semanais”. Assim verifica-se o crescimento do mercado de microcontroladores.
Os programas que estão nestes microcontroladores podem sofrer atualizações por conta de erros no desenvolvimento, configuração de uma determinada característica especial, incremento de dispositivos ligados ao microcontrolador entre outras. Para que esta atualização ou troca de programa aconteça é necessário a utilização de um gravador. O microcontrolador PIC possui alguns dispositivos para efetuar esta gravação, onde o gravador deve estar conectado ao microcontrolador e a uma interface serial, paralela ou Universal Serial Bus (USB).
Diante disso, neste trabalho será desenvolvido um protótipo para gravação de microcontroladores utilizando redes sem fio. Este protótipo utilizará um microcontrolador PIC e um módulo de conexão sem fio desenvolvido pela Microchip. A utilização deste equipamento visa facilitar o processo de atualização e ou modificações nos programas que estão em dispositivos embarcados e podem utilizar a programação através de bootloaders.