Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Cesar Augusto Kuehl
Título: Protótipo de Sistema Móvel na Plataforma Android para Compartilhamento de Arquitetura e Mensagens entre Dispositivos baseado em Proximidade Geográfica
 
Introdução:
Os smartphones tornaram-se uma parte integral da vida de muitos usuários. Eles o utilizam como uma extensão de seus computadores pessoais, no desempenho de tarefas e consumo de outras mídias digitais (GOOGLE MOBILE ADS, 2011).
O crescente poder dos dispositivos de comunicação móvel chegou a um ponto em que agora eles agem como computadores de bolso. Com este poder computacional, uma vasta gama de aplicações disponíveis e acesso a Internet, estes dispositivos representam hoje em dia um grande potencial produtivo, educacional e de entretenimento (WILKINSON, 2011, p. 2).
Conforme Lecheta (2010, p. 19), estudos mostravam que mais de três bilhões de pessoas possuíam um aparelho celular em 2010, e isso correspondia a aproximadamente metade da população mundial.
Em 2005 quando o Google adquiriu a plataforma Android, pagou um preço tão baixo que escapou da exigência de tornar esta aquisição pública. Seis anos depois, a tecnologia até então incipiente que motivou a compra está no centro da unidade de negócios de plataformas para celulares e tablets, que vale dois bilhões de dólares (COHEN, VITURINO, 2011, p. 96).
Dados recentes mostram que 107,7 milhões de smartphones foram vendidos no período de julho de 2010 até julho de 2011, fazendo com que atualmente a plataforma Android esteja presente em cerca de 48% dos aparelhos ativos no mercado, sendo que 32,9 milhões de unidades foram vendidas somente nas Américas (CANALYS, 2011).
Quanto as principais atividades realizadas nos smartphones, uma pesquisa online realizada pela IDG Global Solutions (IGS) revelou que no Brasil 84,5% dos entrevistados usam seus smartphones para acesso à Internet, 74,6% deles diariamente e 71,6% baixam e utilizam aplicações móveis. Quando questionados sobre os conteúdos acessados nestas navegações, o acesso às redes sociais destacou-se com 78,3% das repostas, seguido de perto por leitura de notícias gerais com 76,7% (CIDADE BIZ, 2011).
Com base nestes cenários, desenvolveu-se um protótipo de sistema, para a plataforma Android, cujo propósito principal é permitir que usuários que estejam próximos geograficamente possam trocar arquivos e mensagens.