Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Airan Arinê Possamai
Título: Desenvolvimento do Ambiente Empreendedor para Acesso via Web Mobile
 
Introdução:
Não é mais novidade olhar para o lado no ônibus, no banco, na rua ou em qualquer local, e alguém estar utilizando um smartphone ou um tablet, possivelmente conectado a uma rede de internet móvel, ou seja, em qualquer lugar você está conectado, a um toque do alcance da informação. Conforme IT Complementação Profissional (ITCP), entre janeiro e dezembro de 2010 foram criados 1.370.464 Cadastros Nacionais de Pessoas Jurídicas (CNPJ), o que representa 101% acima dos empreendimentos criados em 2009, dentre os quais, mais da metade são Micro Empreendedores Individuais (MEI). Diante deste cenário de incentivo do governo e real surgimento e formalização de novos empreendimentos no Brasil, surge a importância destes empreendedores entenderem a necessidade de delinear os objetivos e próximos passos do negócio de forma escrita, ou seja, desenvolver um PN, de forma que os erros sejam apenas cometidos no papel e não no mercado, tornando a empresa saudável e próspera.
Nota-se a carência de uma ferramenta para acesso via web mobile para auxiliar empreendedores em seu dia-a-dia longe do escritório, o que é fundamental, em virtude do alto número de viagens para atendimentos a clientes ou parceiros. As ferramentas atuais, disponíveis para desenvolvimento de PN, são disponíveis apenas para web desktop. Assim sendo, criou-se o Ambiente Empreendedor (AE) para acesso via web mobile. Conforme Widgetbox (2011), um aplicativo para acesso via web mobile é uma aplicação móvel que combina a versatilidade da web com a funcionalidade de dispositivos móveis. Em virtude das Mobile WebApps serem baseadas na web, são compatíveis tanto com iPhone e com dispositivos Android, o que facilita entregar o conteúdo para um grande público. Além de não ser necessário submeter o aplicativo em lojas online de sistemas operacionais móveis, por exemplo, a Apple App Store e o Google Play, é possível distribuir a aplicação em seus próprios termos, sem aprovações complexas e demoradas.
Expõe-se também o estudo sobre usabilidade, em função dos dispositivos móveis serem inferiores aos computadores de mesa e notebooks tradicionais, em relação ao tamanho e resolução da tela, baixo poder de processamento, pouca memória e fundamentalmente pelos usuários estarem pagando quantitativamente pelo conteúdo transferido. Ao desenvolver esta aplicação para acesso via web mobile, partiu-se de alguns princípios básicos, como evitando excessos de conteúdo, indo radicalmente ao ponto em que o usuário pretende atingir, sendo claro e objetivo. Sendo assim, desenvolve-se o front-end pensando em design de experiência, deixando de projetar apenas telas para projetar a melhor experiência para o usuário, focando na total compatibilidade com os navegadores móveis, utilizando o Responsive Web Design (KNIGHT, 2011).
A usabilidade é um atributo de qualidade relacionado à facilidade de uso de algo. Mais especificamente, refere-se à rapidez com que os usuários podem aprender a usar algum equipamento, a eficiência deles ao usá-la, o quanto lembram daquilo, seu grau de propensão a erros e o quanto gostam de utilizá-la. Existindo um recurso no sistema, que os usuários não puderem ou não utilizarem, pode-se muito bem não existir este recurso. (NIELSEN; LORANGER, 2007, p. XVI).
Com este trabalho, desenvolveu-se o Ambiente Empreendedor (AE) para dispositivos móveis com acesso via web mobile, proporcionando um ambiente móvel para o acesso, alteração e implementação, no desenvolvimento do PN e gerência da empresa. Em virtude do grande e crescente grupo de usuários, de empreendedores, em decorrência da alta formalização dos empreendimentos no Brasil é necessário preparar os empreendedores para a nova responsabilidade e, dentro deste processo, a criação de um PN é fundamental para este processo, garantindo a saúde e longevidade do novo negócio.