Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Kauê da Silva Vieira
Título: Ferramenta WEB para Testes de Fórmulas Matemáticas
 
Introdução:
A disputa e a concorrência por espaço no mercado aumentam constantemente. O surgimento acelerado de empresas permite que muitos produtos sejam criados com grande variedade, de forma que o consumidor possa efetuar escolhas de acordo com sua preferência. Com a opção de escolha, surge a necessidade de evolução. Para que não fiquem para trás, as empresas cada vez mais necessitam investir na qualidade de seus produtos. Nas empresas de softwares isto não é diferente.
Para o desenvolvimento de softwares de qualidade é necessário a realização de testes para evitar e prevenir os erros nos sistemas. Conforme Koscianski e Soares (2006, p. 18), “o objetivo do teste é encontrar defeitos revelando que o funcionamento do software em uma determinada situação não está de acordo com o esperado”.
A necessidade de realização de testes dos softwares fez com que diversas técnicas fossem criadas para facilitar este processo. Começam a ser identificados diversos tipos de testes que precisam ser realizados para que um padrão de qualidade possa ser mantido. “O teste de software a ser realizado deve utilizar de técnicas de teste bem estabelecidas, visto que apenas estratégias de organização e distribuição de tarefas não são suficientes para a realização de teste com confiabilidade” (INTHURN, 2001, p. 55).
Em consequência dos softwares estarem automatizando processos em todas as áreas, muitas vezes um sistema precisa utilizar fórmulas matemáticas complexas. Isto torna mais difícil a realização de testes que realmente garantam o funcionamento do software.
Sendo assim, neste trabalho é apresentada uma ferramenta que procura facilitar o processo de verificação e consistência de métodos de classes que executam fórmulas matemáticas para programas desenvolvidos na linguagem C#. A partir da ferramenta é possível informar o nome das classes e dos métodos que o usuário pretende testar e as fórmulas matemáticas cujo resultado da avaliação é comparado com o resultado da execução dos métodos. O software executa os métodos e as fórmulas para identificar se o que foi desenvolvido está de acordo com o que foi solicitado.
As informações de entrada da ferramenta, os métodos e as fórmulas, são escritas em uma linguagem formal específica. Para validação e interpretação dessa linguagem foram desenvolvidos analisadores léxico, sintático e semântico. Para a execução dos métodos das classes foram utilizadas técnicas de reflexão.