Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Paulo Cesar Meurer
Título: Uma Biblioteca de Realidade Aumentada para a Plataforma IOS
 
Introdução:
Atualmente os sistemas de Realidade Aumentada (RA) se fazem presentes nos mais diversos segmentos da sociedade, tais como: publicidade, educação, comunicação e treinamento (KIRNER; TORI, 2004). É notável a transformação que esta tecnologia vem produzindo no cotidiano das pessoas, permitindo a vivência de experiências muito mais ricas com os objetos e o ambiente que as cercam. A possibilidade de explorar situações diferenciadas de visualização, imersão e interação através da RA cria uma condição que favorece a atenção e a retenção de informação, simplificando a realização de tarefas outrora consideradas complexas (DAINESE; GARBIN; KIRNER, 2003).
Observa-se que a crescente demanda por novas aplicações de RA e a sua potencialidade combinada com a explosão de popularidade e uso dos dispositivos móveis, cria muitas oportunidades e estimula cada vez mais os desenvolvedores a produzir sistemas para este mercado. O uso da RA em smartphones torna-se um meio atrativo para o usuário devido ao seu baixo custo e a ampla disponibilidade de recursos multimídia. Bajura e Neumann (1995) consideram que os sistemas de RA devem ser executados em dispositivos capazes de registrar e processar as imagens com precisão, levando o usuário a crer que os mundos real e virtual ocupam o mesmo espaço. Neste contexto, o iPhone destaca-se por ser um dispositivo móvel pequeno, leve, fácil de utilizar e que reúne capacidade de processamento e recursos multimídia mínimos para este tipo de aplicação.
A robustez, padronização de bibliotecas e da estrutura de programação e um poderoso kit de desenvolvimento tornam o iOS (sistema operacional do iPhone) uma plataforma ideal para a criação de sistemas de RA móvel. Porém, o desenvolvimento deste tipo de aplicação envolve a utilização e o gerenciamento de muitos recursos, como hardware, software, periféricos e redes, que exigem do desenvolvedor um conhecimento profundo de material de base, tal como computação gráfica e interface com o sistema operacional. Surge então a necessidade de criar bibliotecas e ferramentas de desenvolvimento que promovam o reuso de estruturas e algoritmos comuns à gerência dos recursos utilizados, simplificando a criação de novas aplicações. Estas ferramentas de alto nível permitem que o desenvolvedor foque apenas no aplicativo em si, abstraindo a complexidade e reduzindo o tempo de desenvolvimento do software (GUIMARÃES; GNECCO; DAMAZIO, 2007).
Diante do exposto, é proposta a criação de uma biblioteca de software que simplifique a utilização dos recursos disponíveis na plataforma iOS na criação de aplicações de RA.