Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Filipe Luchini Fortinho
Título: Protótipo de Ingresso Digital para Dispositivos Móveis
 
Introdução:
Com a constante evolução das plataformas móveis hoje pode-se informatizar e digitalizar várias tarefas que antes eram totalmente inviáveis. Isto porque há alguns anos atrás as plataformas móveis eram muito limitadas, e alguns tipos de tarefas demandam recursos computacionais que anteriormente havia somente em computadores pessoais.
Uma dessas tarefas é a compra e uso de ingressos para teatros, shows, casas noturnas e demais eventos. Com as plataformas móveis atuais pode-se migrar o uso do ingresso de papel para uma plataforma móvel, constituindo assim o ingresso digital. Dessa forma pode-se facilitar e aperfeiçoar tanto o processo de aquisição de ingressos quanto a sua validação nas entradas e portarias dos eventos.
A sistemática do processo consiste basicamente em três partes:
a) compra do ingresso através de um WebService;
b) ingresso digitalizado, salvo e criptografado na forma de QRCode no dispositivo móvel do usuário;
c) leitura e validação do ingresso (QRCode) através de uma câmera.
Ou seja, é preciso que o usuário efetue a compra do ingresso digital com o seu próprio dispositivo móvel via WebService. Após a compra, este ingresso é gravado e criptografado em seu dispositivo de forma digital. Para a validação e leitura do ingresso nas portarias dos eventos basta o usuário abrir a aplicação de ingressos digitais e exibir seu ingresso digital para a câmera do sistema leitor e validador de ingressos digitais. A aplicação móvel de ingressos digitais sempre exibirá o ingresso no formado de um QRCode, possibilitando assim que a aplicação leitora faça a validação do ingresso digital em poucos segundos.
O WebService contém um serviço de ingressos digitais, disponibilizando dessa forma os seus respectivos ingressos. Estes ingressos podem ser acessados e adquiridos através da aplicação cliente Android do usuário. A aplicação cliente, além de armazenar o ingresso do usuário, também é responsável por criptografar as informações do ingresso digital no formato de um QRCode.
Por fim a aplicação validadora faz a leitura e a validação dos ingressos. Essa leitura se dá através de uma câmera de vídeo que esteja conectada ao computador com a aplicação validadora. Assim, através da câmera de vídeo, é possível a extração de informação para a execução da validação dos ingressos digitais.