Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Thiago Waltrik
Título: Toolkit para Linux Embarcado
 
Introdução:
Segundo Weinberg (2002, p. ix), os sistemas embarcados estão emergindo como uma indústria multibilionária. Por todo o mundo, dispositivos inteligentes estão entrando cada vez mais na vida diária. Sloss, Symes e Wright (2004, p. 6) afirmam que sistemas embarcados podem controlar os mais diferentes dispositivos, desde pequenos sensores encontrados em linhas de produção a sistemas de controle de tempo-real utilizados nas sondas espaciais da National Aeronautics and Space Administration (NASA). De acordo com Hollabaugh (2002, p. 1), indivíduos e empresas querem dispositivos inteligentes conectados por rede para melhorar suas vidas. Estes dispositivos devem ser simples de operar, confiáveis e pouco dispendiosos.
O componente chave de muitos sistemas embarcados de 32 bits são os processadores com arquitetura Advanced RISC Machine (ARM) (SLOSS; SYMES; WRIGHT, 2004, p. 1). Os processadores ARM são capazes de executar Linux. Linux é a designação de uma família de sistemas operacionais unix-like que compartilham o mesmo kernel , sendo capaz de ser executado em diferentes plataformas de processadores como Itanium, Power Optimization With Enhanced RISC Performance Computing (PowerPC), x86, Scalable Processor ARChitecture (SPARC) e Microprocessor without Interlocked Pipeline Stages (MIPS). O Linux, quando executado em um sistema embarcado, é denominado Linux embarcado.
Ao iniciar-se o desenvolvimento de aplicativos para sistemas embarcados baseados em Linux é necessário escolher um modelo de dispositivo embarcado (dispositivo alvo), um compilador cruzado para este dispositivo, uma biblioteca para linguagem C e uma imagem do kernel Linux compilada a partir de uma versão customizada do código-fonte para este dispositivo. Estes itens, aliados a documentação e uma estação de trabalho de desenvolvimento, formam um toolkit para Linux embarcado. Segundo Lombardo (2002, p. 65), a reunião destes itens pode demandar uma enorme quantidade de tempo antes que se possa ter um sistema que simplesmente inicia o processo de boot.
Para preencher esta lacuna, desenvolveu-se um toolkit para Linux embarcado em um dispositivo que utiliza processador ARM. Este toolkit foi desenvolvido para o dispositivo alvo Mini2440 (FRIENDLYARM, 2010a) e fornece uma solução para que possa se iniciar o desenvolvimento de aplicativos sem que seja necessário dispender uma enorme quantidade de tempo inicial, proporcionando integração entre o hardware e software.
A escolha do Mini2440 deu-se devido ao seu baixo custo e a sua diversidade de periféricos, entre eles um mostrador do tipo Liquid Crystal Display (LCD) colorido com tela sensível ao toque, módulo Wireless e interface para cartões de memória Secure Digital (SD).