Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): André Zimmermann
Título: Protótipo de Linígrafo Micro Controlado
 
Introdução:
Com a crescente preocupação do homem com o meio ambiente, os projetos de exploração dos recursos hídricos, sofreram alterações em seus objetivos. No passado, visavam o menor custo e o maior ganho para seus investidores e usuários, agora a atual tendência é o desenvolvimento com o aproveitamento racional e o mínimo dano ao meio ambiente (TUCCI, 2000, p. 26-27).
De acordo com Porto, Zahed Filho e Silva (2001, p. 5), a ciência que faz o estudo do comportamento dos recursos hídricos, chamada de Hidrologia, utiliza para estudos do ciclo hidrológico, séries históricas do escoamento superficial, importante indicador para avaliação da capacidade de navegação, estimativas de necessidades de irrigação, dimensionamento de sistemas de abastecimento de usinas hidrelétricas e drenagem, entre outras aplicações.
O deslocamento da água na superfície da bacia, nos rios, canais, e reservatórios é uma das parcelas mais importantes do ciclo hidrológico. O escoamento é regido por leis físicas e representam quantitativamente por variáveis como vazão, profundidade e velocidade. (TUCCI et al., 1976 p. 373)
Com esta afirmação de Tucci é possível perceber a importância da vazão no processo de planejamento da utilização dos recursos hídricos. Segundo Porto, Zahed Filho e Silva (2001, p. 5), é possível relacionar as medições de vazão e nível em uma equação chamada de curva-chave. Esta equação desenvolvida por um hidrólogo, leva em consideração as características físicas e o nível da seção como variáveis da equação, sendo que as características físicas do rio são razoavelmente constantes, a única variável temporal é o nível da seção. O nível da seção é mensurado através de aparelhos chamados linígrafos (PORTO; ZAHED FILHO; SILVA, 2001, p. 5).
Atualmente o tipo de linígrafo mais utilizado no Brasil é o de bóia e contrapeso, que registra os dados em papel (SOUZA, 2003, p. 11). Este tipo de linígrafo eleva os custos da medição, pois requer papel especial e recursos humanos, já que se deve ir até o equipamento recolher e trocar a bobina de papel (RABELLO; CRUVINEL; DENARDIN, 1992, p.1).
Diante da necessidade da medição do nível da seção de forma eletrônica para transmissão dos dados para armazenamento, o principal objetivo deste trabalho é o desenvolvimento de um protótipo de linígrafo micro controlado que efetua as medições com sonar e possui telemetria por Global System for Mobile communications (GSM), utilizando um módulo Telit. Também será desenvolvido um web-service para o qual o linígrafo efetua o envio dos dados. O web-service permite curvas-chaves já previamente elaboradas para a exportação da vazão, no formato eXtensible Markup Language (XML) de acordo com as medições já registradas.