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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Rafael Capistrano
Título: Sistema de Negociação para Prestadores de Serviços através de E-Commerce
 
Introdução:
Os negócios estão presentes na vida dos humanos desde os primórdios. A definição de negociação segundo Lewicki, Saunders e Minton (2002), consiste em um processo formal quando as partes estão tentando encontrar uma solução que seja aceita por ambos para um conflito complexo. Segundo Lewicki, Saunders e Minton (2002), as pessoas negociam constantemente, amigos negociam para decidir onde jantar, empresas negociam a venda de seus produtos e serviços. A negociação não é reservada apenas a um diplomata habilidoso, um ótimo vendedor ou um advogado sindicalista, por exemplo.
O mercado de serviços está em amplo crescimento, segundo Pandjiarjian (2008), este setor compreende um terço do comércio mundial, sendo a área de maior crescimento econômico. No Brasil o setor serviços representa quase dois terços do emprego urbano metropolitano e responde por mais da metade do PIB.
Para empresas prestadoras de serviços, realizarem orçamentos é uma das bases do negócio. Segundo Leão (2008), as empresas devem preocupar-se com as questões dos custos de seus serviços, sendo que ele é a parcela fundamental para a geração do orçamento para um serviço. Todo e qualquer serviço possui um preço, este deve ser estipulado pelo prestador, baseando-se nos custos que o mesmo estipulou para o projeto de execução do serviço.
Com a evolução da internet, a forma de vender produtos e serviços também evoluiu, dando origem ao e-commerce. Segundo Fuoco (2003), e-commerce é uma abreviação da expressão “eletronic commerce”, ou “comércio eletrônico”, que engloba qualquer tipo de negociação de produtos e serviços de forma eletrônica.
A ideia de desenvolver este trabalho surgiu no decorrer do segundo semestre de 2010, juntamente com a ideia de montar um negocio próprio utilizando o sistema desenvolvido neste trabalho. Na época foi realizado um questionário para fins estatísticos e para analise de mercado, com uma amostragem de 38 pessoas selecionadas aleatoriamente através de contatos por email por parte do autor deste trabalho. Estas pessoas foram questionadas sobre a dificuldade que encontraram na hora de contratar um prestador de serviços, quais tipos de prestação de serviço elas já necessitaram contratar e se utilizariam a internet para este fim. O publico selecionado para a amostragem se encontra em uma faixa etária entre 17 e 60 anos de idade, homens, mulheres, professores, alunos da FURB e alguns empresários de variados setores.