Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Aline Cordeiro
Título: Sistema para Identificação de Pontos de Referência Imobiliário
 
Introdução:
A cada dia a internet cresce exponencialmente e com isso, muitos negócios são realizados por intermédio desta rede. É essencial para uma empresa possuir um website, pois serve de apoio a campanhas de publicidade de outros meios de comunicação como o rádio, televisão, jornal, placas, folhetos, vendendo produtos ou simplesmente informando com custos reduzidos em relação ao negócio \'não virtual\' (TOTAL DESK, 2009).
Seja qual for à natureza do site, este deve estar sempre atualizado. Um meio para que isso ocorra é o site da Google, que além de possuir um meio para pesquisas, possui uma variedade de serviços e ferramentas, dentre elas o Google Maps. O Google Maps é um serviço de pesquisa e visualização de mapas e imagens de satélites da terra, fornecido e desenvolvido pela Google através de seu Application Programing Interface (APIs). Com estes serviços é possível pesquisar endereços, localizar serviços e empresas, traçar rotas, e obter informações atualizadas como postos de referências de tal busca (GOOGLE MAPS, 2011).
Via de regra os sites de imobiliárias concentram-se em apresentar as características dos imóveis a serem locados/vendidos. Tais características envolvem o número de quartos, a garagem, o andar, o valor de condomínio. Um dos aspectos intangíveis, mas que influenciam na decisão pela realização de uma transação refere-se à avaliação subjetiva dos pontos de interesse no entorno do imóvel.
Todavia os sites só contém os pontos de referências que a imobiliária vier a inscrever, caso esse ponto de referência não existir mais ou surgir um novo, a imobiliária tem a necessidade de alterar o cadastro, caso contrário à localização ficará desatualizada. Este aspecto geralmente é destacado pelo corretor no momento da visita in loco, mas poderá ser explorado como recurso adicional no próprio site.
Neste trabalho foi construído um sistema que valorize os imóveis para locação/venda, através da análise dos pontos de interesse no entorno do mesmo. Um site ágil e atualizado que contribua na decisão da realização de um negócio por meio do Google Maps.