Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Marcos Busana
Título: Aplicativo para Criar Formulário para Coleta de Dados em Ambiente Android
 
Introdução:
Malhotra (2006, p.40) afirma que, para o marketing, a ênfase é na identificação da satisfação e das necessidades do cliente. Para isso, os gerentes de marketing necessitam de informações sobre os clientes, concorrentes e outras forças do mercado para determinar quais são as necessidades e os níveis de satisfação dos clientes.
Uma pesquisa de mercado é um estudo feito para obter informações sobre os clientes e o mercado que se vai atuar, de modo a orientar as empresas nas tomadas de decisão quanto às estratégias voltadas para produtos ou serviços.
As empresas podem realizar uma pesquisa de mercado a partir de um formulário de pesquisa, que pode ter várias questões sobre as necessidades ou níveis de satisfação do cliente. Além disso, os formulários podem ser aplicados de várias formas, em entrevistas pessoais, correspondências, telefone ou e-mail.
As pesquisas não são só importantes para as empresas. Por exemplo, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a cada intervalo de tempo realiza o censo demográfico. Esta é uma das maiores pesquisas para coleta de dados realizada no país. O último censo demográfico foi realizado em 2010, onde foram visitados 5.565 municípios que abrigam aproximadamente 58 milhões de domicílios.
No censo de 2000 foram impressos 79.670.000 de exemplares para a coleta dos dados (IBGE, 2003). Já para o censo 2010 foram comprados 220 mil computadores de mão equipados com receptores de Global Positioning System (GPS) para realizar a mesma operação de coleta de dados, “trazendo ganho de qualidade ao reduzir as possibilidades de erros na realização das entrevistas, pré-críticas automáticas e transmissão aos computadores locais” (IBGE, 2010).
Neste contexto, este trabalho visa criar um aplicativo para que se possam realizar operações de coleta de dados usando dispositivos móveis, tais como os celulares e tablets.
Existem vários cenários onde uma pesquisa pode ser aplicada, como: pesquisa eleitoral, pesquisa de satisfação, pesquisa de clima organizacional, pesquisa de marketing, pesquisa de opinião, entre outros.
Em geral, as empresas utilizam planilhas eletrônicas para tabular os dados coletados e emitir relatórios. Analisando o tema, percebeu-se que os custos de soluções comerciais são bastante elevados, o que dificulta o processo de adoção por pequenas empresas.
Hoje os celulares são o bem de consumo mais utilizado no mundo, sendo que em 2007 existiam aproximadamente 3,3 milhões de aparelhos e há uma expectativa de que em 2013 chegue a 5,6 milhões (IBGE, 2007).
Assim, a criação de um aplicativo que auxilie pesquisadores na coleta de dados por meio de formulários eletrônicos poderá agiliza a análise dos resultados. Dependendo da área de negócio onde esta pesquisa é aplicada, a agilidade nos resultados pode ser um fator determinante para o sucesso da mesma, tendo em vista a velocidade que os eventos acontecem nos dias atuais.