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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Douglas de Oliveira Waltrick
Título: Plugin da Ferramenta Testcomplete para Integração com a Ferramenta Testlink
 
Introdução:
Desenvolver um software de qualidade não é mais um requinte para poucos, transformou-se num fator de competitividade num mercado cada vez mais exigente. As empresas mais competitivas são as que trabalham sob a ótica de melhoria contínua dos seus processos para aumentar a qualidade do processo de desenvolvimento e, conseqüentemente, aumentar a qualidade do produto final. Neste contexto, deve-se destacar a adoção crescente de ferramentas para dar suporte ao processo de melhoria contínua. Estas ferramentas servem para dar suporte a todas as atividades relacionadas ao ciclo de vida de desenvolvimento de software: da concepção à implantação.
O relatório The Economic Impact of Inadequade Infraestruture for Software Testing estima que o custo total dos softwares com defeitos para organizações nos EUA corresponde, aproximadamente, a um valor um pouco abaixo de 1% do Produto Interno Bruto (PIB) (NIST, 2002). Este mesmo relatório atribui como conseqüências de um processo de teste falho ou inexistente:
a) aumento dos custos de desenvolvimento;
b) aumento do “time to market” para novas funcionalidades;
c) aumento do custo de suporte aos produtos de mercado.
Conforme Rios e Moreira Filho (2006, p. 11), “quanto mais tarde um defeito for identificado mais caro fica para corrigi-lo e mais ainda, os custos de descobrir e corrigir defeitos no software aumentam exponencialmente na proporção que o trabalho evolui através das fases do projeto de desenvolvimento.”
A ineficiência dos testes é indicada por Jones (1995) em Patterns of Software System Failure and Sucess como um dos principais motivos de falha nos projetos de desenvolvimento de software. Segundo o Gartner Group (2001), apenas uma parcela pequena das aplicações entregues (7%) atendem aos requisitos de tempo de resposta e performance.
Com a evolução das aplicações, onde estas a cada dia tornam-se cada vez maiores e complexas, ter um processo de testes implementado em uma empresa desenvolvedora de software não é mais uma oportunidade de negócio, e sim um item vital para garantir a sobrevida de um software no mercado.
Existem dois grandes grupos, nos quais pode-se subdividir todas as atividades de um processo de teste. O primeiro é a Garantia de Qualidade ou Qualidade do Processo, onde tem-se como foco trabalhar na prevenção de falhas. Está ligada diretamente ao processo de desenvolvimento. Outro grande grupo, o Controle de Qualidade ou Qualidade do Produto, tem como objetivo assegurar que os produtos gerados pelo desenvolvimento estão de acordo com os padrões estabelecidos previamente (ENGHOLM JÚNIOR, 2010). Uma dessas sub-áreas do controle de qualidade é a Automação de Testes, que será um dos temas abordados por este trabalho. Muitas organizações investem avidamente seus recursos na atividade de automação, mesmo não possuindo um grau de maturidade suficiente para comportá-la. Como conseqüência não se consegue obter os resultados almejados e a automatização cai em descrédito (MOLINARI, 2003).
Outro fator que acaba prejudicando a automatização, é a falta de uma ferramenta centralizada que incorpore todas as atividades de testes. Ou seja, tem-se os casos de testes mantidos em uma ferramenta e os scripts de automatização em outra, e ambas trabalham isoladamente. Isto ocorre com as duas ferramentas de testes muito usadas no mercado: TestLink e TestComplete.
Tem-se como finalidade neste trabalho, acabar com a lacuna existente entre as ferramentas de Gerência de Testes (TestLink) e Automatização de Testes (TestComplete), integrando-as e reduzindo o esforço operacional para mantê-las consistentes e atualizadas.