Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Marcelo Soares e Silva
Título: Sistema de Cálculo de Frete Via Web
 
Introdução:
A partir do início do século XXI, face à concorrência global, as empresas procuram oferecer produtos com melhores preços e qualidade. Essa competição consiste em reduzir os custos. Buscar a redução dos seus custos de fabricação e movimentação de seus produtos. A busca por aumento do lucro da empresa faz com que sejam reformuladas as operações, inclusive no setor de logística. Com objetivo de satisfazer as necessidades do cliente, a logística facilita as operações relevantes à gerência de produção e à gerência comercial. O nível de serviço desejado ao cliente deve ser o melhor.
Segundo Bowersox e Gloss (2001, pag. 303), “O setor de transporte tem uma importante facilidade de apuração de seus custos de transporte”. Por isso, os contratantes do transporte sempre estão atentos a eficiência na operação interna da empresa e aos parâmetros do mercado e nos preços aplicados. Os gerentes de logística devem conhecer esses custos cobrados pelos transportadores e compará-los por outros prestadores de serviço. As empresas contratantes de serviços de transporte devem ter um poder de negociação em relação aos seus transportadores. As oportunidades de ganho de eficiência e produtividade visam alcançar reduções nos fretes.
Segundo Ballou (1993. pag. 24), ”O transporte é uma atividade logística muito importante porque absorve, em média, de um a dois terços dos custos.”. As transportadoras que prestam serviços as empresas são cobrados pela sua eficiência e seus custos aplicados, caso contrário são substituídas por empresas que efetuam a mesma rota de transporte. A gerência de logística pode usar essas informações para obter melhores taxas.
Observou-se uma empresa do setor têxtil, situada no município de Blumenau, no estado de Santa Catarina. A mesma possui dificuldades no gerenciamento e controle de suas tarifas, visto que o seu sistema atual não contempla as diversas formas de cálculo de frete existentes na empresa. Quando uma transportadora oferece uma tarifa com um cálculo de até um limite de peso e a carga a ser despachada ultrapassa esta situação, o cálculo passa a ser por metro cúbico. O sistema também não identifica as cidades que possuem dificuldade nas entregas apresentando sempre diferença em seus cálculos.
A escolha do setor de logística deve-se ao fato que as empresas cada vez mais estão trabalhando para reduzir seus custos logísticos. Em conseqüência disto, ocorre a necessidade de gerenciar cada vez mais e com mais rigor os custos relacionados ao transporte. As atividades que envolvem a auditoria da cobrança sobre os serviços, como os fretes cobrados pelos transportadores, por exemplo, são controlados via sistema, sendo que muitos fatores relacionados às taxas de frete não efetuam o devido cálculo prejudicando a auditoria sobre os preços negociados.
A relevância no desenvolvimento de um sistema de cálculo de frete está em promover a melhoria dos processos do setor de logística. Ele gerencia e controla informações dos fretes da empresa, fazendo com que os funcionários não percam tempo com auditorias manuais. Atualmente a empresa necessita instalar o software em cada estação de trabalho, pois o sistema é desenvolvido para desktop. Já com o desenvolvido para web o funcionário do setor poderá acessar com seu usuário e senha de qualquer computador que tenha acesso a internet.