Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Leonardo Denardi
Título: Sistema de Controle de Acesso, Frequencia e Gestão de Permissão para Ambiente Acadêmico
 
Introdução:
Pode-se definir segurança como o conjunto de medidas que preserva o estado de um ambiente. Este conceito remete a uma preocupação presente tanto na vida pessoal como no ambiente em que se trabalha ou estuda. Como não há o controle dos meios externos que podem influenciar negativamente nestes ambientes, tem-se que criar artifícios para dificultar estas vulnerabilidades (SANTIAGO, 2008).
Nesta realidade e enfocando um ambiente acadêmico típico, como o da Universidade Regional de Blumenau (FURB), pode-se observar alguns pontos de fragilidade e ameaças aos alunos e ao patrimônio. Um destes pontos é que o acesso aos ambientes da FURB, como laboratórios e salas, não possui um controle formal e eficiente, deixando o patrimônio exposto e vulnerável. Outro ponto é que a FURB possui uma biblioteca pública, portanto não deve oferecer barreiras de acesso ao seu perímetro acadêmico.
Devido à distribuição dos ambientes de uma Universidade em vários campi e aos investimentos em equipamentos tecnológicos para melhorar a qualidade das aulas ministradas, as universidades contam com um alto valor patrimonial espalhado e agregado, possibilitando viabilizar projetos de controle e proteção deste patrimônio (UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU, 2011a).
Atualmente no Brasil o mercado de segurança patrimonial vem crescendo, assim como os investimentos na área de segurança empresarial, de condomínios e ambientes como os de universidades (ROBERTO, 2011). Esse crescimento se explica devido ao elevado número de incidentes na área de segurança vistos todos os dias nos jornais, somado à falta de investimentos pelo governo, além da desigualdade de distribuição de policiais efetuada pelo governo (SILVA, 2011).
Visando mitigar a fragilidade do ambiente da FURB e aproveitando o crescimento da área de segurança patrimonial, propõe-se o desenvolvimento de um sistema de controle de acesso e gestão de permissões, a fim de impedir que pessoas não autorizadas ou não acompanhadas tenham acesso livre ao patrimônio da mesma, criando uma cultura de proteção e vigilância por parte das pessoas que convivem neste mesmo ambiente.