Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Giselle Imhof
Título: Ferramenta Aplicada ao Setor de Enfermagem de um Hospital
 
Introdução:
Os sistemas de informação surgiram como uma forma de manter os executivos mais bem preparados, com a visão de toda a empresa sem muito custo ou tempo. A elevação do grau de automatização dos processos, que antes eram manuais, faz com que as organizações tornem-se cada vez mais dependentes de seus sistemas de informação e das tecnologias de informação. Com a globalização, a disseminação e o acesso às informações tornaram-se abrangentes, fáceis e instantâneos, aumentando a concorrência entre as empresas, a complexidade dos processos, a rápida obsolescência tecnológica e a alta pressão por resultados (DALFOVO, 2004).
Quando há indisponibilidade de recursos, insegurança dos dados, falta de exatidão ou confidencialidade nas informações, os usuários ficam receosos, os empresários apáticos, comprometendo diretamente a credibilidade das operações da organização. Principalmente quando esta não é capaz de responder em tempo ideal ao problema, de tomar medidas de contingência ou de continuidade do negócio (DALFOVO, 2004).
Desta forma a auditoria de sistemas é uma atividade voltada à avaliação dos procedimentos de controle e segurança vinculados ao processamento das informações. Tem como funções documentar, avaliar, monitorar sistemas de controles legais, gerenciar os sistemas de aplicação e os operacionais. Conforme Magalhães, Lunkes e Muller (2001) a auditoria de sistemas objetiva certificar-se que as informações são corretas e oportunas, se existe um processamento adequado das operações, se as informações estão protegidas contra fraudes, se existe proteção das instalações e equipamentos e ainda se existe a proteção contra situações de emergência (paralisação de processamento, perda de arquivos, inundações, incêndios).
Para Kurcgant (1991, p. 216), a auditoria é avaliação sistemática e formal de uma atividade, por alguém não envolvido diretamente na sua execução, para determinar se essa atividade está sendo levada a efeito de acordo com seus objetivos.
Sendo assim, a auditoria em enfermagem é a avaliação sistemática da qualidade da assistência de enfermagem, verificada através das anotações de enfermagem no prontuário do paciente e/ou das próprias condições deste. Ela é uma importante especialidade. Este serviço foi criado através do planejamento estratégico dentro da gestão financeira, tendo com objetivo aumentar a receita dentro dos padrões éticos. Todavia, muitos hospitais bem como as operadoras de saúde já conhecem os benefícios do serviço de auditoria de enfermagem, seja pela qualidade da assistência aos clientes, seja pela redução de custos hospitalares. O processo de auditoria de contas médicas é todo o acervo documental, organizado e conciso, referente ao registro dos cuidados prestados ao paciente por todos os profissionais envolvidos na assistência (prontuário) (CIANCIARULLO, 2001).
Desta forma, observando-se o relato de um enfermeiro auditor, em um hospital no município de Brusque, estado de Santa Catarina, o mesmo colocou que encontra problemas durante a análise das contas médicas. Na realidade o enfermeiro auditor tem que acumular manualmente os materiais e medicamentos de vários prontuários. O mesmo imprime a fatura das contas e verifica manualmente todos os materiais e medicamentos que foram administrados no paciente durante sua internação hospitalar, bem como todas as taxas, procedimentos e quantidade de oxigênio recebido. Com este procedimento perde-se muito tempo conferindo-se a documentação e fichas preenchidas manualmente e como a internação dos pacientes pode variar de um dia a meses, o volume de papel a ser inspecionado é muito significativo.
Hoje o hospital audita cem por cento das contas médicas de todas as unidades. Estas unidades envolvem o pronto atendimento, a unidade de internação, a unidade de terapia intensiva e o centro cirúrgico. Como as estações do ano influenciam na quantidade de pessoas atendidas no hospital e por conseqüência nas contas para serem auditadas, necessita-se maior agilidade. Fazer auditoria manualmente perde-se muito tempo o que pode influenciar no controle e faturamento do hospital com outras empresas.