Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Lucas Rhuan Fischer
Título: Sistema para Auxílio na Análise de Custos dos Produtos da Empresa Têxtil Masongief
 
Introdução:
Com uma necessidade cada vez maior de uma empresa têxtil destacar o seu produto no mercado, aliada aos sistemas de informação, é muito importante rever os seus custos para confecção de seus produtos. Segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) (2009), 500 mil novas empresas nascem no país, entretanto, apenas 49,4% delas encerram as suas atividades com até dois anos de existência, 56,4% com até três anos e 59,9% não sobrevivem além dos quatro anos. Ou seja, não adianta apenas criar a empresa, é preciso ter planejamento, um plano de negócio para ter visão de seus gastos diretos e indiretos para então, estabilizar-se no mercado.
Garcia (1998, p.109), afirma que a determinação do preço de venda é um dos problemas mais importantes no planejamento das decisões de gestão que manipula. Os contadores internos podem dar uma importante contribuição neste domínio, usando técnicas adequadas.
Santos (1999, p.21), ressalta a importância quando cogita que “a formação do preço de venda dos produtos e serviços nas empresas constitui-se numa estratégia competitiva de grande relevância para as organizações”. Sendo assim, para adquirir produtos ou matérias primas com preços menores e entrar em um nível melhor de competição no mercado, é preciso aumentar a capacidade de visualizar de uma forma mais clara tudo que é utilizado para a fabricação do produto. A desorganização de uma empresa pode trazer custos adicionais, imprevistos e até mesmo o término de sua existência.
O problema apresentado é a desorganização da empresa Masongief perante seus gastos na compra de matéria prima, custeio de seus produtos e controle de serviços utilizados na fabricação de seus produtos. O dono da empresa utiliza planilhas de Excel para gerar os custos de seus produtos e com isso, tem problemas de perda de planilhas, demora ao calcular o preço de custo e preço de venda para cada produto. A Masongief é uma empresa têxtil que produz camisetas, moletons e cuecas. Pela necessidade de melhorar o controle dos custos de tudo que é utilizado na confecção de seus produtos, surgiu a idéia de informatizar esse processo.
Considerando o exposto, um sistema via web de auxílio na análise de custos dos produtos da empresa Masongief, foi desenvolvido por meio de técnicas de custeio padrão e simulações, além de apresentar os custos de cada componente a ser utilizado na sua fabricação.