Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Graciela Martins Luiz
Título: Sistema de Gestão de Estoques para Distribuidoras de Fumo
 
Introdução:
Segundo Laudon e Laudon (2001), um Sistema de Informação (SI) pode ser definido como um conjunto de componentes inter-relacionados trabalhando juntos para coletar, recuperar, processar, armazenar e distribuir informação com a finalidade de facilitar o planejamento, o controle, a coordenação, a análise e o processo decisório em empresas e organizações. Independente do tamanho, cada vez mais as organizações necessitam dos sistemas de informações para reagir aos problemas e oportunidades do ambiente de negócios.
A informação tem um papel importante nos sistemas de informação, pois é da informação que dependerá o futuro da empresa. De nada adianta uma sobrecarga de informações ou um banco de dados abarrotado de informações, pois este acúmulo poderá levar a empresa à desinformação. Um sistema de informação deve apresentar informações claras, sem interferência de dados que não são importantes, e deve possuir um alto grau de precisão e rapidez. Os sistemas de informação tornam-se, hoje, um elemento indispensável para dar apoio às operações e a tomada de decisões na empresa moderna (DALFOVO; AMORIM, 2000, p. 23).
As empresas distribuidoras estão cada vez mais engajadas em mercados de dimensões mundiais onde os múltiplos desafios estão exigindo a existência de eficientes sistemas de controle de entrada e saída de mercadorias. Estes controles podem ser definidos como uma função de apoio das atividades de controle de estoque, tanto de matéria-prima como de produtos acabados (RUSSOMANO, 1995).
Segundo Faria (1992), a distribuição compreende o conjunto das fases pelas quais passa um bem da produção até o consumo. As etapas variam de acordo com a unidade ou multiplicidade de empresas que atuam no processo de escoamento. Sendo assim, para minimizar o capital investido em estoques, seu controle torna-se essencial para otimizar o seu investimento, aumentando os meios de uso interno da empresa, diminuindo as necessidades de capital investido.
No mercado de informática atual encontram-se diversos softwares e programas de controle de estoque. As necessidades específicas da empresa é que determinarão o programa adequado para sua utilização. Desta forma, a Volpi Comércio de Tabaco Ltda., empresa localizada no município de Rio Negrinho, no estado de Santa Catarina, não possui um controle de estoque da matéria-prima, o fumo, por ela comercializada. As informações sobre o estoque da matéria-prima hoje são controlados através de anotações em um caderno escolar, exigindo certo tempo para acesso e análise das informações.
Na maioria das transações que envolvem a compra ou venda de fumo são anotados em papéis, o tipo de fumo, a classificação do fumo, a quantidade de fardos, o peso de cada fardo e dados do comprador ou vendedor. Desta forma, as contas a pagar e contas a receber estão desorganizadas. O controle de estoque da distribuidora é precário, pois sempre que o proprietário deseja negociar alguns fardos de fumo, o mesmo deve procurar nas folhas do caderno os dados necessários para somar e tentar fechar a venda.