Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Ana Paula Joslin de Oliveira
Título: Ferramenta Web para a Criação de Plano de Testes Baseada na Norma IEEE 829-2008
 
Introdução:
Bartié (2002, p. 6) afirma que as empresas estão buscando tecnologia para ampliar sua forma de atuação e reduzir custos, procurando sofisticação de seus sistemas a fim de ganhar eficiência e tomar decisões. Com isso, o desenvolvimento de software possui um nível crescente de complexidade, ocorrendo um aumento dos riscos de mau funcionamento proporcional à complexidade desse ambiente. Porém, a maioria das empresas de software desconhecem os processos de engenharia de software, não havendo garantias de que o programa será entregue com qualidade e dentro do prazo estipulado.
A qualidade de software deve ser utilizada nas empresas para garantir que o sistema em desenvolvimento esteja de acordo com os requisitos, assegure o atendimento das necessidades dos usuários e tenha o menor número de falhas para que o risco do negócio seja o mínimo possível. Deste modo, os testes de software tornam-se fatores essenciais para a satisfação do cliente e na melhoria contínua do produto desenvolvido.
De acordo com Inthurn (2001, p. 51), teste é uma área da Engenharia de Software e seu objetivo é aprimorar a produtividade e evidenciar a confiabilidade do software, ao longo do seu desenvolvimento. Para que a qualidade seja feita de maneira organizada, os analistas de testes acompanham o projeto do software desde seu início, criando assim, o plano de testes. O plano de testes é uma estrutura que descreve o planejamento (escopo, riscos associados do negócio e abordagem), identifica os objetivos do teste, itens a serem testados, funcionalidades a serem testadas e as tarefas a serem realizadas para a execução do teste. É nele que os casos de testes estão inseridos.
Para Bastos et al. (2007, p.152), o caso de teste registra o planejamento dos testes dos requisitos definidos durante o ciclo do desenvolvimento do software, determinando o que será testado e identifica o maior número de cenários e variações de um requisito. É no caso de testes que se estabelecem as informações que serão utilizadas nos testes dos cenários, quais foram os resultados e a massa crítica de testes necessários para validar os requisitos.
Segundo Koscianski e Soares (2006, p. 360), a norma IEEE 829, atualmente na versão 2008, já na sua versão de 1998 trazia um modelo que define o padrão de documentação onde as informações serão registradas.
Deste modo, o presente trabalho aborda a elaboração de uma ferramenta que auxiliará na criação e gerenciamento dos planos e casos de testes, utilizando como base a norma IEEE 829-2008, facilitando a organização do trabalho do gerente de testes, analistas de testes e testadores.