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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Fabiano Guizellini Modos
Título: Motor de Jogos 3D em Lua para Iphone
 
Introdução:
O iPhone é um telefone celular com comunicação wireless que possui várias funcionalidades, entre elas um gravador de videos em alta definição, navegador web, tocador de música e vídeo. A interface com o usuário permite multi-toque e teclado virtual. Atualmente existem mais de 200 mil aplicações para o iPhone desenvolvidas por terceiros (APPLE, 2010).
O iOS (iPhone OS) é o sistema operacional do iPhone. Com ele, jogos podem ser desenvolvidos e gráficos podem ser renderizados utilizando a OpenGL ES. Conforme Khronos (2010), OpenGL ES é uma API de gráficos 3D para sistemas embarcados e dispositivos móveis.
As funções de renderização dos gráficos de um jogo devem ser invocadas por um motor de jogos. Segundo Ward (2008), o conceito de um motor de jogos é relativamente simples. Existe para abstrair detalhes de processos comuns dos jogos, como renderização, interação com o usuário, física e outros. Desta forma, os desenvolvedores podem dar mais foco aos detalhes específicos do jogo que estão desenvolvendo.
Atualmente somente o produto comercial Corona Game Edition (CORONA, 2010) fornece uma ferramenta com motor de jogo e acesso as funções do OpenGL ES puramente em Lua para as plataformas iPhone e Android. Lua destaca-se pela sua simplicidade, portabilidade, rapidez e pela facilidade com que se pode embutir um interpretador Lua em uma aplicação C. Além disso, Lua é a única linguagem criada em um país em desenvolvimento a ganhar relevância global (KEPLER, 2008, p. 4). A linguagem é inteiramente projetada, implementada e desenvolvida no Brasil, por uma equipe na PUC-Rio (LUA, 2010).
Baseado na quantidade de aplicações desenvolvidas por terceiros para o iPhone e de não existir nenhuma ferramenta open source em Lua para desenvolvimento de jogos para iPhone, o presente trabalho propõe-se a desenvolver um motor de jogos 3D em Lua para a plataforma iPhone. Desta forma, pretende-se oferecer aos desenvolvedores uma ferramenta para desenvolvimento de jogos puramente na linguagem Lua. A proposta também contempla a criação de uma biblioteca para desenvolvimento em OpenGL ES 1.1 utilizando Lua.